O brasileiro, em matéria de trânsito, é um caso à parte quando se trata de equipamentos de segurança. Normalmente, ouço raciocínios do tipo: “Por que investir em equipamentos de segurança, que são caros, se normalmente eu não vou precisar deles?”. É claro que não quero que ninguém tenha problemas como o travamento das rodas, em uma freada, mas o raciocínio torto é muito mais comum do que se imagina.
Em nossa cultura, valorizamos mais a estética do que a segurança, o que vem a ser uma grande bobagem, uma falta de informação. O aspecto externo, a apresentação do veículo vêm antes da preocupação com o que ele tenha de agregados de segurança. Por que nenhum fabricante até hoje ofereceu um ‘kit segurança’? Quais os veículos que incorporam mais itens de segurança? Qual o veículo mais seguro? Em qual veículo o habitáculo do condutor é mais seguro e melhor?
Por que não investir em freios???
Como exemplo do que afirmamos, o sistema conhecido como ABS, do qual já falamos aqui em uma coluna inteira e que, em resumo evita que, ao ser acionado o freio, as rodas venham a travar, e como resultado derrapar sem que consigamos controlar a direção, patenteia há mais de 50 anos, mas, inexplicavelmente, ainda não se tornou um item obrigatório, que deveria equipar de série os veículos.
Como o sistema comprovadamente funciona, a pergunta que não quer calar é: por que a maioria dos brasileiros prefere colocar um jogo de rodas esportivas, ou bancos de couro, um aparelho de som MP3, películas de duvidosa eficiência em vez de investir em um conjunto de freios mais eficiente e melhor? Ou em uma direção hidráulica? Ou em um air bag? Ou em uma simples chave codificada? Ou em um simples break light?
Sérgio de Bona Portão
Em nossa cultura, valorizamos mais a estética do que a segurança, o que vem a ser uma grande bobagem, uma falta de informação. O aspecto externo, a apresentação do veículo vêm antes da preocupação com o que ele tenha de agregados de segurança. Por que nenhum fabricante até hoje ofereceu um ‘kit segurança’? Quais os veículos que incorporam mais itens de segurança? Qual o veículo mais seguro? Em qual veículo o habitáculo do condutor é mais seguro e melhor?
Por que não investir em freios???
Como exemplo do que afirmamos, o sistema conhecido como ABS, do qual já falamos aqui em uma coluna inteira e que, em resumo evita que, ao ser acionado o freio, as rodas venham a travar, e como resultado derrapar sem que consigamos controlar a direção, patenteia há mais de 50 anos, mas, inexplicavelmente, ainda não se tornou um item obrigatório, que deveria equipar de série os veículos.
Como o sistema comprovadamente funciona, a pergunta que não quer calar é: por que a maioria dos brasileiros prefere colocar um jogo de rodas esportivas, ou bancos de couro, um aparelho de som MP3, películas de duvidosa eficiência em vez de investir em um conjunto de freios mais eficiente e melhor? Ou em uma direção hidráulica? Ou em um air bag? Ou em uma simples chave codificada? Ou em um simples break light?
Sérgio de Bona Portão
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