Em 2011, houve menos convocações dos fabricantes para reparo de defeitos em veículos, segundo revelam dados da Proteste – Associação de Consumidores.
Neste ano, em que passaram a vigorar as novas regras para comunicados e documentações de carros envolvidos em recall, houve cerca de 55 campanhas, nas quais foram convocados pelas montadoras 663 mil veículos, sendo 19,3 mil motocicletas.
O número de veículos convocados para reparos, aponta a Proteste, é menos da metade ao de 2010. No passado, foram chamados 1,5 milhão de veículos para recall.
Segurança
Mesmo com a redução do número de recalls, testes feitos neste ano pelo Latin NCAP e divulgados pelas Proteste mostram que os veículos vendidos na América Latina ainda deixam muito a desejar. A segurança dos carros mais vendidos na região é equivalente à dos europeus de 20 anos atrás.
De acordo com a Proteste, é importante constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos os carros envolvidos em recall que não passaram pelo reparo no prazo de um ano, a contar da data do comunicado.
Ao responder à convocação, o consumidor deve exigir um documento que comprove o atendimento no recall. Neste documento devem constar o número da campanha, descrição do reparo ou troca, além do dia, hora, local e duração do atendimento.
Fonte: Info Money
Tags
NOTÍCIAS