Desde 1º de janeiro, os espelhos retrovisores instalados nos automóveis e utilitários zero-quilômetro nacionais devem seguir uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran, número 226/07) inspirada nas normas de segurança vigentes na Europa. A alteração amplia o campo de visão em largura e altura, aumentando a segurança em ultrapassagens, mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas.
De acordo com a legislação, o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de 20 metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, de quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo.
Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o espelho se torne grande demais, a solução mais comum é a adoção de lentes convexas.
Automotive Business
De acordo com a legislação, o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de 20 metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, de quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo.
Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o espelho se torne grande demais, a solução mais comum é a adoção de lentes convexas.
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