Porque os carros fabricados no Brasil atingem velocidades acima do permitido em lei?

 Os veículos automotores no seu projeto de construção levam em conta diversos fatores tais como: peso em ordem de marcha , potência , dirigibilidade, e potência de frenagem e mais uma centena de outros fatores que não vêm ao caso no momento.
 
Portanto um veículo pode ganhar velocidade mais rapidamente se tiver um motor com muito torque, mesmo que a potência seja mais baixa e eles não são fabricados para ficar o tempo trabalhando na sua velocidade máxima e sim no seu ponto de torque máximo e com uma velocidade onde exista o melhor aproveitamento da energia latente no combustível e em veículos que têm grande capacidade acontece de eles atingirem uma velocidade maior que a máxima permitida.
 
O grande problema é este limite de velocidade máxima que foi definido em tempos que os veículos dificilmente conseguiam ultrapassa-lo com segurança. Por exemplo, nos anos 80 quando foram definidos estes limites de velocidade, os veículos com maior potência dificilmente passavam dos 150 Km/h, podemos citar o caso do Opala de 6 cilindros que atingia 160 Km/h, mas com grande esforço do motor e a velocidade de cruzeiro do veiculo era de 110Km/h.
 
Os veículos evoluíram em sua tecnologia e segurança mas a legislação não o fez com a mesma eficiência e velocidade já que nossos legisladores são verdadeiros "Horácios" e em contra partida os motoristas sentindo a segurança e potência dos seus veículos, dificilmente conseguem manter o veiculo dentro dos limites estipulados o que gera um grande número de multas ou seja muita arrecadação e mantem os cofres públicos abarrotados e com dinheiro não previsto nos orçamentos dos municípios. 
 
Assim chegamos a conclusão que a culpa não é dos veículos e sim dos legisladores e administradores que se aproveitam da situação e mais uma vez não reformam a legislação para mantê-la atualizada.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال