Crise na GOL

Gol reduz 8% de sua malha total de voos


SÃO PAULO - A Gol Linhas Aéreas e a Webjet estão reduzindo em 8% a quantidade de voos diários no mercado doméstico entre março e abril, ou o equivalente a entre 80 e 100 frequências de um total de 1.100 a 1.150 voos diários que as duas empresas operam atualmente. A informação é do presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, que participou nesta manhã de teleconferência para comentar os resultados da companhia no quarto trimestre de 2011. A companhia anunciou a aquisição de 100% da Webjet em outubro, mas o negócio aguarda aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Gol divulgou prejuízo de R$ 751,3 milhões no acumulado do ano passado, diante de um lucro líquido de R$ 214,2 milhões de 2010. O vice-presidente financeiro da Gol, Leonardo Pereira, destacou que cerca de R$ 400 milhões do prejuízo líquido total refere-se à variação cambial.

Da redução total da malha aérea que está sendo promovida, 80% são de voos da Gol e os 20% restantes da Webjet. Segundo Constantino, esse movimento está sendo feito para a Gol se adequar a um cenário de menor crescimento da demanda e também explica a redução do quadro de funcionários que está sendo promovida desde o início de março.

“Essa redução será feita principalmente nos voos noturnos, em todas as regiões do país. Não pretendemos descontinuar rotas. Com isso, esperamos recuperação de yield (índice de rentabilidade) no primeiro e segundo trimestres”, afirmou o executivo. Ele ressaltou que a pressão dos custos dos combustíveis também pesou para a decisão de reduzir a quantidade de voos diários.

A Gol implementou um programa de licenças não remunerada para pilotos e comissários (aeronautas) de 6 a 16 de março.

Como a companhia não obteve a adesão desejada, abriu na última sexta-feira um processo de demissões voluntárias. A Gol vai, ainda, reduzir a quantidade de comissários a bordo de quatro para três. Constantino, no entanto, não revelou a quantidade de funcionários que a empresa pretende dispensar. O quadro atual de funcionários inclui seis mil tripulantes, sendo em torno de dois mil pilotos e quatro mil comissários.

(Alberto Komatsu| Valor)

1 Comentários

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  1. Na verdade, é mais uma jogada da empresa, reduzir os voos noturnos, já que são os mais baratos, pode-se reduzir as operações noturnas mas revendo as tarifas diurnas. Valores altos diminuem os usuários. Assim sendo obrigado ao consumidor comprar passagens mais caras.

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