Teoria do vidro partido


Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA),o Prof. Phillip Zimbar do realizou uma experiência de psicologia social. Deixou duas viaturas idênticas abandonadas na via pública,da mesma marca, modelo e até cor.Uma em Bronx, uma zona pobre e conflituosa de Nova York e a outra em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califórnia. 

Dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada sítio.

A viatura abandonada em Bronx começou a ser vandalizada em poucas horas. Perderam as rodas, o motor, os espelhos, o raio etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram. 
Contrariamente, a viatura abandonada em Palo Alto se manteve intacta. Contudo,a experiência em questão não terminou aí. Quando a viatura abandonada em Bronx já estava desfeita e a de Palo Alto estava há uma semana impecável, os investigadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto, o resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o de Bronx, e o roubo,a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro do Bronx.

Porque o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro, é capaz de disparar todo um processo delituoso? Não se trata de pobreza, de classe A, B ou C.Evidentemente é algo que tem que ver com a psicologia humana e relações sociais e humanas.

 Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma ideia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação que vai quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras, como que vale tudo. Se é partido um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão partidos todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então alise gera novo delito.A Teoria das Janelas Partidas foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, onde foram eliminados pequenos roubos e desordens.


Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال