A resolução nº 356 do Contran é clara e não deixa dúvidas. É proibido o transporte de gás de cozinha e galões de água em “garupas” de motos.
Esse tipo de transporte só pode ser feito em semi-reboques, ou principalmente com o auxílio do “sidecar”, nunca sem esse equipamento. O artigo 12 da resolução diz: “É proibido o transporte de combustíveis inflamáveis ou tóxicos, e de galões nos veículos de que trata a lei 12.009, de 29 de julho de 2009, com exceção de botijões de gás com capacidade máxima de 13 quilos e de galões contendo água mineral, com capacidade máxima de 20 litros, desde que com auxílio de ‘sidecar’ adaptado ou semi-reboque (nome popular), não sendo permitida em outras situações, como por exemplo na ‘garupa’ de motos”.
Mas não é tão incomum flagrar empresas obedecendo e desobedecendo a lei ao mesmo tempo, com motos transportando o gás de acordo com a resolução, com o ítem de segurança, e na garupa, o que é proibido por lei, conforme citado acima. Esse tipo de transporte coloca em risco a integridade física do funcionário e de populares.
Risco de explosão Transportar botijões de gás de cozinha em motos pode ser perigoso devido à possibilidade de acidentes. O botijão de gás de 13 quilos não possui válvulas de segurança mais adequadas para evitar vasamento e, consequentemente, explosão, como outros tipos de botijões. O botijão não conta com manômetros, que servem para verificar a pressão do cilindro, entre outras medidas de segurança. Caso o botijão sofra algum tipo de queda durante o transporte em motos, a parede externa pode ser danificada e, com a ruptura, ocorrer vasamento rápido e intenso, causando explosão.
A moto possui pontos de risco como, por exemplo, a bateria e o combustível, que podem comprometer a segurança dos condutores. É bom saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) não tem cheiro. O que se sente quando há vasamento é o odor do gás mercaptan, que é inserido para identificar o vasamento. A substância é feita de extrato de animal.
Apesar de algumas pessoas verem como restritiva, é uma questão de segurança dos cidadãos. Quando o botijão pegar fogo, a recomendação é que se mantenha a calma, pois, se está pegando fogo, é porque o vasamento está sendo consumido.
Outro meio de segurança para utilização do botijão de 13 quilos é a verificação da mangueira. É indicado instalar uma mangueira de tubo flexível metálico e instalar o botijão em local ventilado e, quando acabar de utilizar o fogão, é importante lembrar de desligar a mangueira.
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO