Semurb fiscaliza prática de panfletagem em vias públicas


Disciplinar a distribuição de panfletos nos cruzamentos das ruas e avenidas da capital. Este foi o objetivo da operação realizada na manhã desta quinta-feira, 03 de abril, pela equipe de fiscalização de Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A ação de hoje contou com o apoio Ministério Público, que esteve acompanhando a vistoria junto aos fiscais em vários pontos de Natal onde é comum a prática da panfletagem.

A operação é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura do Natal, Procuradoria Geral do Município e Ministério Público Estadual (MPE), no final de dezembro do ano passado. A recomendação foi feita pelo promotor de justiça João Batista Machado Barbosa, da 41º Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente, que esteve junto à equipe de fiscais da secretaria.

O documento orienta que a Semurb regulamente a distribuição, realize o licenciamento e a fiscalização da panfletagem. Além disso, autue as pessoas físicas e jurídicas que exerçam a atividade de forma irregular. De acordo com a supervisora de publicidade da secretaria, Cláudia Oliveira, já foram realizadas sucessivas operações desde então.

“Hoje nós estamos realizando esta ação no sentido de disciplinar e regular a atividade de maneira mais efetiva”, afirma Cláudia. “Aqueles que ainda não possuem o licenciamento, ou seja, estiverem atuando irregularmente, terão seu material apreendido. Os infratores poderão comparecer à Semurb para regularizar a sua situação”, orienta.

Nesta manhã, a equipe esteve em vários pontos onde é comum a panfletagem. Entre eles, a Avenida Engenheiro Roberto Freire, rótula do antigo Machadão, cruzamento da Avenida Bernardo Viera com Salgado Filho e, por fim, nas proximidades da passarela do Natal Shopping. Além disso, durante a ação foram removidos faixas e cartazes irregulares encontrados nestas localidades.

O responsável por uma empresa revendedora de purificador de água foi autuado. Trabalhadores contratados pela empresa estavam realizando panfletagem irregularmente. Os fiscais constataram que o estabelecimento não possuía licenciamento expedido pela Semurb para a distribuição disciplinada dos panfletos publicitários, o responsável foi orientado a comparecer à Semurb para obter esclarecimentos.

Segundo Cláudia Oliveira, o licenciamento é responsável por identificar as empresas e distribuidores de panfletos da capital. Além de definir os horários de distribuição permitidos, os locais onde será feita a panfletagem, e o número de empresas por ponto de distribuição na cidade.

2 Comentários

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

  1. Seria legal a SEMURB verificar também:

    - Construção da BSPAR em Ponta Negra que tomou METADE da calçada (SEMURB e SENGE devem multar e devolver a calçada aos pedestres);

    - Placa de publicidade no canteiro central da Av. Prudente de Morais, em frente ao Baladinno, que BLOQUEIA a visão dos motoristas que vão fazer o retorno próximo a CDP de Candelária, sentido Satélite para Tirol.

    ResponderExcluir
  2. Sou um contribuinte e gostaria de parabenizar os fiscais ambientais e urbanísticos da SEMURB desta cidade. São pouquíssimos profissionais existentes para toda Natal. É preciso fazer novo concurso urgentemente. Afinal Natal está crescendo a cada dia que passa... Poluição sonora de todos os tipos e formas, poluição visual, do ar, solo, água, podas e abate de vegetais de formas abusivas, deposições em locais impróprios de restos de construção civil entre outros resíduos, construções irregulares e desordenadas, invasões de dunas e áreas de proteção ambiental, estabelecimentos comerciais potencialmente poluidores funcionando alavantu, sem licença ambiental de operação... A prefeitura desta ainda linda e promissora cidade deve dar o apoio que for necessário para que esses profissionais fiscais ambientais e urbanísticos possam desempenhar seus trabalhos com maior eficácia e agilidade. Parabéns Srs e Sras fiscais. Infelizmente os telefones para denuncia não estão funconando. Façam suas denúncias pessoalmente na SEMURB, Ministério Público, DEPREMA ou liguem para o 190. Será feito um agendamento... a coisa funciona. Não percam a esperança. Denuncie.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال