Oitenta e seis por cento dos motociclistas brasileiros consideram a situação de frenagem brusca como uma das mais perigosas no trânsito. O dado foi apontado por pesquisa conduzida pela Divisão de Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina, de outubro a novembro de 2011.
A pesquisa foi realizada no Brasil e Argentina, nas cidades de São Paulo, Recife, Porto Alegre, Buenos Aires e Córdoba. No total, foram entrevistados 750 homens, proprietários de motocicletas, com idade média de 35 anos e mais de 11 anos de experiência em pilotagem.
Entre os principais resultados, a pesquisa aponta que 77% dos entrevistados realizam frequentemente frenagens de emergência. Os principais motivos são: a presença de buracos/fossas na rua (60%), a travessia de pedestres (57%) e a parada inesperada de um veículo à frente (53%). A pesquisa destaca também que, em situações de emergência, 40% dos pilotos freiam com menos força do que gostariam em virtude do medo de travar as rodas.
“Sentimos que temos uma boa base para trabalhar ainda mais em soluções que visam a contribuir com a segurança veicular nos grandes centros urbanos e nas estradas, além de apoiar ativamente os esforços da sociedade brasileira e das autoridades que buscam diminuir os acidentes com motociclistas”, afirmou Carlo Gibran, gerente de vendas da Robert Bosch.
As motocicletas têm instabilidade inerente por terem apenas duas rodas. Essa instabilidade resulta no receio do condutor de aplicar muita força no momento da frenagem porque uma roda travada pode causar queda perigosa. Segundo a Bosch, análise do banco de dados de acidentes da Alemanha mostra que 47% dos acidentes com moto são causados por frenagem com falha ou hesitante. O ABS resolve esse problema e permite frenagem mais segura.
Diversos estudos científicos comprovam que o ABS é o sistema com mais alto potencial de segurança. Já outro estudo, realizado pela Administração Rodoviária da Suécia, em outubro de 2009, estima que 38% de todos os acidentes de motocicleta com feridos e 48% de todos os acidentes graves e fatais poderiam ter sido evitados com o uso do ABS.
Freios ABS para motos
De acordo com a Bosch, o ABS geração 9 da marca, que tem tamanho e peso reduzidos, ganhou uma versão exclusiva para uso em motocicletas. Desenvolvido no Japão, derivado da versão para automóveis de passageiro, o ABS 9 para motos tem a metade do tamanho de seu antecessor: pesa só 700 gramas e conta com sistema modular que permite adotar diferentes variantes. Na prática, pode ser adaptado para uso em qualquer tipo de moto, seja de grande, média ou baixa cilindrada – desde que a motocicleta seja sempre equipada com freios a disco e atuação de freios hidráulica.
Segundo a empresa, apesar de sua construção compacta, o ABS 9 oferece proteção antibloqueio de frenagem completa. O dispositivo impede que as rodas sejam travadas e permite frenagens seguras, além de proporcionar distância de parada menor.
Os sensores de velocidade monitoram as rodas continuamente verificando se irão ou não travar e, se necessário, a unidade hidráulica do sistema reduz a pressão do freio necessária para uma parada segura. O uso do ABS não exige nenhum treinamento especial e o motociclista sabe que o ABS foi ativado somente quando a alavanca de freio da roda dianteira ou o pedal de freio da roda traseira vibram.
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