A empresa IM Comércio e Terraplanagem Ltda, responsável pela obra de prolongamento da Avenida Prudente de Morais / Omar O’Grady interditou, sem comunicar os moradores do conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal, trecho da Rua Pintassilgos e da Avenida Serra dos Carajás, para dar continuidade à obra de prolongamento da Avenida. Para compensar a interdição, a empresa liberou para tráfego o vão central que passa pela Rua dos Caiapós e Avenida Rio Tamandaré. No entanto, os moradores foram surpreendidos na noite desta quarta-feira (25) com a mudança e a falta de sinalização contribuiu para deixar o trânsito caótico na manhã desta quinta-feira (26), quando o fluxo de veículos é intenso na região.
Um funcionário da empresa IM que estava no local informou que a interdição deve acontecer até a próxima semana, quando deverá ser concluído o trecho da obra de prolongamento da Avenida Prudente de Morais que passa pelas vias interditadas. Na manhã de hoje, a empresa estava colocando algumas placas indicando os desvios e, além das manilhas que foram colocadas ontem para interditar o local, colocaram redes de fitilho para evitar que as motocicletas e bicicletas transitem pela via interditada.
Quem vem do Conjunto Cidade Satélite em direção ao Centro e passa pela Avenida Serra dos Carajás, na rotatória próxima a Rua Serra Acaraí, não pode seguir em direção à rodovia BR- 101, pois o trecho está interditado. O motorista deve desviar na rotatória, pegando a Rua Rio Gramame e em seguida a Avenida Rio Tamandaré, passando por debaixo do vão central que foi liberado.
Com a interdição de um trecho da Rua Pintassilgos, a assistente social Rosa Silva gastou o dobro do tempo que gasta normalmente para sair do Conjunto Cidade Satélite. “O trânsito hoje pela manhã em Cidade Satélite estava um caos, pois não tinha nenhuma sinalização, nem guardas de trânsito orientando os desvios. Os motoristas não sabiam o que fazer e o caos foi instalado”, desabafou.
A comerciante Maria Aparecida da Costa, que tem um estabelecimento na Avenida Serra dos Carajás conta que no final da tarde de ontem alguns funcionários da empresa chegaram e colocaram as manilhas interditando o trecho da Avenida, sem que houvesse o comunicado prévio aos motoristas. “Eles chegaram e colocaram as manilhas à noite, quando a iluminação é complicada e dificultou a visibilidade dos motoristas. Os motoristas desavisados quase que esbarravam nas manilhas e o risco de acidente é muito grande”, afirmou a comerciante.
O secretário do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Demetrio Torres, garantiu que a nova Prudente de Morais (Avenida Omar O’Grady) será liberada para utilização no final do mês de agosto. Demétrio disse que a expectativa é que a via desafogue o trânsito na BR-101 no trecho entre Natal e Parnamirim. Os recursos para as obras de construção da Omar O’Grady, pouco mais de R$ 11 milhões, segundo Demétrio Torres, foram todos do Governo do Estado.
Após a liberação, o motorista poderá entrar no conjunto Parque Industrial, na altura da antiga fábrica da empresa Brasinox, e seguir em direção ao Cidade Satélite, seguindo pela Omar O’Grady, que vai até avenida Prudente de Morais. O trecho se torna uma rota alternativa para quem vai se dirigir até os bairros mais próximos do Centro da cidade.
OBRAS
Diferente da posição da Prefeitura de Natal, que já afirmou que, possivelmente, não conseguirá concluir as obras de mobilidade urbana de responsabilidade do Executivo Municipal, a governadora Rosalba Ciarlini garantiu que as obras, que são de responsabilidade do Governo do Estado, estarão concluídas antes da Copa do Mundo de 2014, prova , segundo ela, é que o Governo já entregará a nova Prudente de Morais no próximo mês.
Em relação às obras que prevê a construção de uma nova Avenida Engenheiro Roberto Freire, a governadora disse que a Caixa Econômica Federal está na fase final de análise do projeto e que deverá ser concluído nos próximos dias. Rosalba disse também que os acessos do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante já foram licitados, e o projeto já está com o Comitê da Copa, do Ministério das Cidades.
Tags
NOTÍCIAS