Até o final do ano, a carga horária do curso para a formação de motociclistas poderá ganhar mais 10 horas de aulas práticas e 11 de aulas teóricas. Essa foi uma das definições do primeiro encontro dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país, realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília.
Como essa decisão depende apenas de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ela pode vir mais rápido do que as outras determinações sobre o uso de motos estipuladas pelo grupo. "Vamos viabilizar uma forma de o Contran apressar esse processo", diz o diretor geral do Detran/ES, Fábio Nielsen.
Entre as outras mudanças estão novas regras para a circulação em corredores e para o vestuário. Essas definições dependem de alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – que precisam passar pelo Congresso Nacional – o que levaria mais tempo.
Os Detrans voltam a se reunir nos dias 16 de outubro e 21 de novembro. Nessas datas serão finalizados os debates que vão elaborar a proposta oficial dos órgãos. O documento vai para o Contran e o Congresso.
Segundo o diretor-geral do Detran/ES, Fábio Nielsen, entre as novidades estão a restrição de caronas a crianças com menos de 10 anos – e não 7, como é hoje –, o acréscimo de roupas de proteção como itens de segurança e a proibição de circular em corredores quando os veículos estiverem em movimento.
Tags
NOTÍCIAS