EIXOS A MAIS – Uma das irregularidades constatadas é o aumento irregular dos eixos dos caminhões de sete (bitrens) para nove eixos (bitrenzão), com 19,8 metros, fora dos padrões, com excesso de comprimento e principalmente de peso. A transformação é feita, em geral, sem que haja qualquer estudo a respeito da capacidade de frenagem e de peso, o que resulta em graves acidentes e aumento na manutenção das rodovias.
Os custos de restauração do asfalto, além dos problemas com segurança, segundo Zanella, são repassados a toda a sociedade e encarecem os produtos e serviços, inclusive a conservação das rodovias do Anel de Integração. Apenas em situações especiais o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) autoriza transporte de cargas com peso e dimensões excedentes, a critério do Conselho Nacional do Trânsito (Contran).
Entre os impactos que o excesso de peso traz para a atividade está a redução da frenagem e o superaquecimento. A eficiência do sistema de freios é dada pela relação entre o peso do conjunto e a sua capacidade de frenagem. Se o veículo leva peso acima do normal, os riscos aumentam com a queda na capacidade de desaceleração.
TOMBAMENTOS – O excesso de peso também prejudica a estabilidade do veículo, aumentando o risco de tombamento, além de comprometer a dirigibilidade. Para uma mesma manobra, um caminhão com excesso de peso pode tombar em uma velocidade em que um caminhão com carga normal não tombaria. Veículos irregulares, com cargas perigosas, também levam grande risco para todos os usuários.
Os veículos com cargas acima do peso especificado causam danos ao pavimento e às pontes e deixam trilhas de rodas ou afundamento da pista, que interferem na dirigibilidade de veículos menores (automóveis e motocicletas) e dos caminhões, favorecendo acidentes. Esses “rastros” no asfalto propiciam o acúmulo de água e perda de controle dos condutores, além da quebra da suspensão, entre outros incidentes.
Sem levar em conta os danos a terceiros e ao patrimônio público, a carga em excesso prejudica os próprios caminhões modificados, causando danos na suspensão, comprometendo feixes de molas, originado quebras em ponteiras de eixo, assim como trincas ou empenamentos em chassi.
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