Como informamos em primeira mão na última sexta - feira a Semob (Secretaria da Mobilidade Urbana de Natal), fará mudanças no " Passe Livre '' a partir do próximo dia 15 de novembro.
Segundo Jefferson Pedroza responsável pelo sistema de transporte urbano do órgão, a população não será prejudicada. O fim do ''Passe Livre'' em alguns bairros da cidade servirá para combater uma fraude do sistema cometida principalmente pelos "janelinhas", (vendedores de passagens em pontos de ônibus).
Nossa equipe de consultores de trânsito estudou o caso e chegou a conclusão que haverá sim prejuízos à população com a restrição da integração nos bairros que têm linhas com o mesmo ponto final e não fazem o mesmo percurso dentro do bairro.
Um exemplo bem claro é no bairro Cidade Satélite já que os moradores que usam as linhas 37 - Cidade Satélite/Ribeira via Praça e 44 - Cidade Satélite/Ribeira via praça, não poderão mais fazer a integração dentro do bairro. A integração no bairro costuma ser feita pelos usuários no Planalto ou Pitimbu para acessar determinados trechos que uma das linhas não fazem dentro da região que é considerada o maior conjunto habitacional da América Latina. Com o fim do ''Passe Livre'' entre as linhas ou se paga outra passagem ou se termina o resto do trajeto a pé.
Outra questão levantada pela nossa equipe é o tempo do passe livre que é de uma hora. Caso venha acontecer qualquer problema durante o percurso do usuário como congestionamento ou quebra de ônibus o mesmo terá o direito negado à integração caso passe um ônibus de linha diferente que faça ponto final no seu bairro e por consequência o passageiro poderá perder o tempo de uso estipulado pelo " Passe Livre".
Fica uma pergunta: por qual motivo não se combate o problema na fonte com fiscalização sem prejudicar o lado mais fraco que no caso é o usuário.
Tags
NOTÍCIAS