Antes da viagem faça uma inspeção
As férias e feriados são momentos perfeitos para reunir toda a família e pegar a estrada para o destino que você escolher — pode ser praia, campo, resort... O que vale é aproveitar o tempo de folga para ficar juntos. Mas antes de se aventurar é preciso tomar algumas precauções para deixar a família toda segura. Isso porque, segundo pesquisa brasileira, 14% dos acidentes nas estradas e 48% nos centros urbanos estão ligados à falta de manutenção.
O mais importante é fazer essa manutenção preventiva periódica. Ela é fundamental para minimizar o risco de acidentes de trânsito. Para isso, o melhor é ficar de olho no manual de instruções do veículo, que dita o número de quilômetros rodados para cada checagem.
Antes da viagem faça uma inspeção visual, verificando combustível, nível de óleo do freio, do motor e da direção hidráulica (incluindo os reservatórios), água do radiador e do sistema de para-brisa, palhetas do limpador de para-brisa, desembaçadores dianteiro e traseiro, funcionamento da regulagem dos faróis, lanternas dianteiras e traseiras, luzes de direção, luz de freio e luz de ré.
Quanto aos pneus, é importante conferir sempre a calibragem, desgaste, deformações na carcaça e dimensões irregulares. Todas essas recomendações também se aplicam ao pneu sobressalente (estepe).
Crianças no carro
A regra do CONTRAN dita que crianças menores de dez anos viajem sempre no banco de trás do carro. Atente para como cada idade deve ser acomodada:
- Bebês de até 1 ano devem viajar no bebê-conforto, que precisa ser instalado de costas para o movimento do carro, em inclinação de 45 graus, fixado no cinto de três pontos (a criança tem que usar o cinto do próprio equipamento).
- Crianças de 1 a 4 anos ficam na cadeirinha, instalada de frente também com o cinto de três pontos e o cinto do equipamento segurando a criança.
- De 4 a 7 anos e meio o indicado é o assento de elevação, que permite que a criança seja presa com o cinto de três pontos do carro, que deve ficar na altura dos ombros e do quadril.
O uso desses dispositivos previne contra a ocorrência de lesões graves em caso de colisão ou até frenagem brusca.
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO