Prevista para começar hoje, o adiamento das penalidades será decidida em uma reunião, na manhã desta terça-feira, entre representantes do Sindimoto (Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas ), secretaria geral da presidência da república, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e demais autoridades do setor de transportes.
As novas determinações do Denatran para motofretistas e mototaxistas passaram a valer neste sábado (2) em todo o País. No entanto, a fiscalização estava acontecendo em caráter educacional. Os motoqueiros eram parados nas blitzs e orientados sobre as mudanças.
Novas exigências
Entre as novas regras para motoboys está um curso de capacitação de 30 horas, o uso de colete com faixas reflexivas e trafegar com a motocicleta com os equipamentos de segurança, como antena corta-pipa e protetor de pernas.
O motociclista que descumprir as regras estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que pode chegar à multa de R$ 191,54, apreensão da motocicleta e até suspensão da carteira de habilitação, dependendo da infração.
A entrada em vigor da norma, editada em 2009, já foi adiada por duas vezes, segundo o Departamento Nacional de Trânsito.
Tags
NOTÍCIAS