Nesta quinta feira (2), o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) recebeu três novas viaturas de intervenção rápida para operações florestais. A iniciativa foi viabilizada graças a um convênio firmado entre o CBMRN e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) e garantirá um serviço mais eficaz.
Os novos veículos são do tipo Agrale Marruá 4x4 e tem excelente desenvoltura para enfrentar qualquer tipo de terreno,garantindo excelente desempenho em operações militares. "Os três veículos adquiridos pelos bombeiros do RN vem equipados com um tanque de 500 litros, funcionando com uma bomba de alta pressão, o que será ideal para o Combate a Incêndios em área de vegetação", comentou o Coronel Elizeu Dantas, comandante do CBMRN.
A iniciativa faz parte das ações realizadas para melhorar os serviços prestados pelo CBMRN. Entre elas, se destacam a: implantação da Linguagem Preparatória de Ocorrências (LPO), que permite a preparação dos bombeiros antes do acionamento da emergência e a sanção da Lei Complementar nº 463/2012 que, instituiu o subsídio e garantiu aos bombeiros militares uma maior valorização profissional.
Por meio de convênios com o IDEMA/RN, Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e INFRAERO, a corporação adquiriu, veículos para o transporte dos alunos do Programa Bombeiro Mirim, ônibus urbanos para transporte de tropa, Auto Bomba e Salvamento para atividades de Salvamento Terrestre, dois Auto Bomba Tanques, vinte Fords Fiesta para reforçar o serviço administrativo de vários setores, além de centenas de novos equipamentos de proteção individual.
"Com estes investimentos, estamos conseguindo atender a um número maior de ocorrências, se comparado há anos anteriores. Somente nas ações de incêndios em vegetação tivemos uma ampliação de 600% nos serviços oferecidos à sociedade", destaca o Comandante Geral do CBMRN.
Em janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros, com apoio do Governo do Estado e parceria com a Prefeitura de Natal, iniciou a operacionalização de uma nova unidade, exclusivamente, para o atendimento das ocorrências de defesa ambiental da instituição. O local escolhido, o Parque da Cidade, levou em consideração a área com o maior número de solicitações dos últimos anos.