As primeiras cautelas devem ser tomadas antes de sair de casa. A primeira sugestão é organizar o que levar na mochila. Para quem vai trabalhar é muito importante levar a roupa de trabalho na bolsa, junto com sabão e toalha, e o sapato que vai utilizar, para evitar chegar ensopado de água ou sujo de lama.
Quem entende muito bem sobre como se preparar para pedalar na chuva é o artesão Arion Santos Linhares, 21 anos, ciclista há 8 anos."Uso capas de chuvas com capuz, jaquetas, botas impermeáveis, tipo galocha. Procuro também utilizar short e camisa de tactel para evitar que grudem no corpo, e levo sempre a roupa do destino final dentro da bolsa,” comenta.
Com a mochila pronta, uma roupa adequada e capacetes, o artesão orienta que os ciclistas tenham atenção com o capuz. “É bom deixar atrás da orelha para evitar que a visão lateral seja comprometida”.
Já na hora de pedalar pelas ruas alguns cuidados especiais devem tomados. O programador e ciclista há uma década Israel Costa, 30, sabe que basta uma chuvinha leve para alagar vários pontos da cidade. Para trafegar nas ruas Israel destaca a importância da comunicação. “Procuro sempre sinalizar com uma das mãos todos os movimentos. Vale também gesticular para que os motoristas reduzam a velocidade próximo as poças d’água, pois quase sempre eles perdem a noção do banho que podem nos dar", comenta.
A atenção também deve ser redobrada na hora de passar com a bike nas poças de águas. A orientação é evitar as poças que ficam no meio fio, pois podem ter pedras e buracos. Uma sugestão é procurar trafegar no meio das vias, com cuidado para a passagem dos carros.
Os ciclistas também devem evitar pedalar segurando guarda-chuva, pois pode causar desequilíbrio com os ventos e provocar acidentes. Vale lembrar que o artigo 29 do Código de Trânsito informa que pedestres têm prioridade sobre ciclistas e ciclistas têm prioridade sobre outros veículos.
Tags
Pedala Natal