Comunidade de Mãe Luiza conhece 2ª etapa do Projeto “Rua Verde”

A equipe de arquitetos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), esteve reunida na manhã desta quinta-feira (24), com um grupo de moradores de Mãe Luiza para apresentação do ante-projeto referente a segunda etapa da "Rua Verde Alameda Padre Sabino", obra que está realizando melhorias urbanísticas no bairro. O encontro aconteceu no Centro Sócio Pastoral da Igreja Católica.

Segundo a diretora do Departamento e Planejamento, Pesquisa e Informação da Semurb (Dipe), a arquiteta Ana Karla Galvão, esse foi o primeiro momento com a comunidade. Ela explica que foi uma espécie de conversa inicial para mobilizar os outros moradores para a reunião maior, que vai acontecer mo próximo dia 5 de novembro, às 19h, na Escola Severino Bezerra. 

As intervenções da segunda etapa do Projeto “Rua Verde” serão feitas com arborização, paisagismo, postes de iluminação decorativo, inserção de área de lazer com mesas para jogos de tabuleiro, academia da terceira idade e principalmente acessibilidade, com a construção de calçadas extras, ampliação e requalificação de algumas já existentes, rampas de acessibilidade e faixas de pedestres elevadas .

Ana Karla explica que o projeto foi elaborado pela secretaria a pedido da comunidade, com o objetivo de criar um novo espaço de lazer, cultura, esporte e trabalho no bairro. 
A primeira etapa já está sendo executada pela Semurb no entorno da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua João XXIII, uma das principais vias de acesso a Mãe Luiza. As obras estão 30% concluídas e preveem a arborização do local, requalificação das calçadas com a colocação de novo piso, acessibilidade, além de instalação de playground e palco artístico.

Já esta segunda etapa, que esta na fase de ante-projeto, é uma intervenção urbanística com objetivo principal de solucionar problemas e obstáculos de acessibilidade. No local existem muitas casas com calçadas que apresentam desníveis de até 1,7 metros de altura, o que obriga os pedestres a andar na rua. A arquiteta da Semurb demonstrou por meio de maquetes eletrônicas aos moradores como ficará a Rua João XXIII, após as intervenções.

A proposta está sendo desenvolvida seguindo o partido urbanístico da 1ª etapa do projeto que se encontra em execução e também de acordo com os anseios da comunidade. Ele ainda deverá ser aprovado tanto pela comunidade como pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Na ocasião, os moradores presentes na reunião sugeriram que fosse dada prioridade ao pedestre e que o fluxo da rua fosse alterado no trecho em questão para sentido único, o que dever ser analisado pelos técnicos.

O pároco da comunidade, Padre Robério, participou do encontro e destacou que é preciso agora que todos conheçam o projeto e possam discuti-lo. “Pretendemos nos mobilizar para que haja uma grande assembleia no dia 5 de novembro, pois é preciso saber a opinião da comunidade. E mostrar que as obras trarão benefícios”, disse.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال