DETRAN espera cinco mil pessoas em seu stand na festa do boi

Quem for à Festa do Boi 2013, que acontece desde o dia 12 no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, ainda tem a oportunidade de visitar o stand do Detran-RN para reforçar os conhecimentos (ou aprender) sobre educação no trânsito. A previsão do coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito desta autarquia, Adryano Barbosa, é de que até domingo, quando termina a Festa, cerca de 5 mil pessoas visitem o stand.

         As atividades desenvolvidas por essa Coordenadoria nesse espaço se destinam a todas as faixas de público: crianças, jovens e adultos. Para as crianças estão sendo realizadas oficinas de pintura, onde através da arte aprendem a importância do uso do cinto de segurança, faixa de pedestre, semáforo e outras atitudes corretas no trânsito.
  
Para os jovens e adultos são exibidos vídeos mostrando quanto é difícil e penoso às vítimas de trânsito, com graves sequelas, aprenderem a falar, se alimentar, andar ou simplesmente dar um abraço, sorrir, gestos tão simples, mas que se tornam um abismo dependendo da gravidade do acidente.

Além disso, estão disponíveis informações sobre registro de veículos, carteira de habilitação e outros procedimentos de interesse da população, principalmente dos usuários dos serviços do Detran. Para atender ao público, o Detran disponibilizou uma equipe de 10 técnicos e educadores de trânsito.

A ação desenvolvida pelo Detran na Festa do Boi faz parte de um  extenso programa educativo que a Coordenadoria realiza na capital e interior do estado, incluindo palestras em escolas públicas e particulares, comandos educativos, participações em grandes eventos como a Festa de Sant’Ana em Caicó, e Operação Verão, que se inicia nas festas natalinas e se estende até o carnaval.

Em todas essas atividades, a preocupação da equipe de educadores do Detran é com a segurança do trânsito, o respeito à vida, principalmente alertando para  o perigo que representa para o  condutor, dirigir sob  efeito de álcool e outras drogas.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o consumo de álcool ao dirigir é a segunda causa de acidente nas estradas e rodovias brasileiras, ficando atrás apenas para o excesso de velocidade. A fadiga, o cansaço e o uso de celular aparecem logo depois.

O consumo de álcool e drogas altera os reflexos, reduz a capacidade de percepção da velocidade e dos obstáculos no trajeto. Um motorista alcoolizado tem dificuldade, por exemplo, em perceber uma motocicleta passando ao lado ou pedestre atravessando na faixa, além de tttter maiores chances de não resistir a um acidente de trânsito por conta das alterações metabólicas provocadas pelo álcool em seu organismo.

Há casos de motoristas profissionais, como caminhoneiros e motoristas de ônibus, que usam medicamentos, conhecidos como rebite, para diminuir o sono. Entretanto, ao passar o efeito do remédio, o cansaço reaparece rapidamente e o motorista acaba dormindo imediatamente. Estudos mostram que a cocaína age com mais intensidade que o álcool, o que aumenta a falta de percepção do motorista. A maconha, o crack e o ecstasy provocam confusão mental, prejudicam os reflexos e o senso de orientação.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال