A Prefeitura de Natal instituiu por decreto, no último dia 23 de outubro, o Núcleo de Planejamento Municipal Integrado (Nuplami). O objetivo é promover uma maior cooperação entre os órgãos da administração municipal no âmbito da Região Metropolitana, e assim consolidar e fortalecer instrumentos de planejamento para solucionar problemas de interesse comum aos municípios da Região.
De acordo com o decreto por ser Natal a cidade polo da Região Metropolitana exige-se o desenvolvimento de ações de integração em âmbito interno e externo, além da cooperação de forma compartilhada junto ao Governo do Estado e demais municípios Metropolitanos. O Núcleo permitirá subsidiar ações de caráter metropolitanas para viabilizar a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de politicas públicas de modo mais eficiente, tendo em vista o desenvolvimento e qualidade da prestação dos serviços públicos municipais.
Dentre as atribuições do Nuplami estão: obter um panorama de atuação e ações de cada secretaria de modo a permitir um planejamento e atuação integrada entre os órgãos da Administração Municipal; unificar as informações para ampliar do conhecimento dos gestores sobre aspectos essenciais a gestão da cidade e também sistematizar e disponibilizar informações sobre plano, programas e projetos já existentes, em elaboração e em andamento no âmbito de cada órgão.
Além disso, de acordo com o decreto também será atribuição do Nuplami oferecer um mapeamento da atuação administrativa, possibilitar a padronização de informações relativas ao planejamento de cada órgão, o compartilhamento de decisões e recursos existentes, bem como analisar dados referentes à viabilidade técnica e financeira dos instrumentos de planejamento municipal.
O Nuplami será vinculado ao Gabinete do Prefeito de forma bipartite, sendo coordenado pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Planejamento (Sempla). E vai contar com representantes permanentes das secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), de Tributação (Semut), de Serviços Urbanos (Semsur), de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e da Procuradoria Geral do Município (PGM).
Tags
NOTÍCIAS
    