Ônibus de piso baixo será apresentado durante audiência pública



A vereadora Professora Eleika Bezerra promove, nesta sexta-feira (12), uma audiência pública com o tema “Ônibus de Piso Baixo: benefícios superam obstáculos”, que objetiva desmistificar questões relativas ao custo e a infraestrutura da cidade, uma vez que a aquisição de veículos adaptados beneficia a população natalense, que possui alto número de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Na ocasião, também será apresentado aos parlamentares, imprensa e sociedade um micro-ônibus totalmente adaptado. A audiência pública está marcada para às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Natal.

O assunto se tornou polêmico após o veto da Prefeitura do Natal à emenda proposta pela vereadora Professora Eleika e aprovada pela Câmara Municipal de Natal, que propunha que “os serviços públicos de transporte coletivo urbano de passageiros de Natal nos tipos Regular I e II devem ser do Tipo Piso Baixo, iniciando em 10% da frota e mantendo este percentual de aumento de forma gradativa até completar 100% de toda a frota ao longo de 10 anos”.

No entanto, a proposta apresentada pelo Executivo foi a de que apenas 20% da frota fosse adaptada, mantendo os 80% restantes da frota atual. O primeiro argumento utilizado pelo prefeito Carlos Eduardo para o veto foi de que a adaptação demandaria altos custos para as empresas de ônibus e permissionários, o que através de estudo já foi comprovado que este item implicaria no aumento de apenas R$ 0,04 (quatro centavos) ao ano no valor da passagem.

O segundo argumento da Prefeitura foi de que nem todas as paradas e pontos de busca estão preparados para receber esses novos veículos, o que resultaria em mais tempo para a adaptação da cidade. Além de demonstrar a fragilidade da infraestrutura da capital potiguar, esta tese também poderá ser desfeita com o micro-ônibus a ser apresentado nesta ocasião, que circulará pela cidade.

A vinda do micro-ônibus para Natal foi possibilitada por meio de uma articulação entre a vereadora Professora Eleika, a empresa Volare e instituições como a Associação dos Deficientes Físicos do RN (Adefern), Federação Norte-riograndense de Entidades de Deficientes (Fenade), Sociedade dos Cegos do RN (Socern), Sindicato dos Proprietários de Transportes Alternativos do RN (Sitoparn) e o professor Rubens Ramos, pós-doutor em Transportes.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال