O recall global da Takata, fabricante de air bags, chegou ao Brasil. A Toyota anunciou neste sábado o chamamento de 112.996 unidades dos modelos Corolla, produzidos entre dezembro de 2003 e março de 2007, e Fielder, fabricados entre abril de 2004 e março de 2007.
De acordo com a marca, o rompimento inadequado do air bag do passageiro dianteiro pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça. O risco, além de danos materiais, inclui lesões físicas graves ao passageiro e aos demais ocupantes do veículo.
Segundo a montadora, a campanha consistirá em duas etapas. Na primeira, com início em 25 de maio, os proprietários levarão seus veículos às concessionárias para a desativação da bolsa do air bag do passageiro dianteiro e a fixação de uma etiqueta adesiva no painel do veículo, que alerta sobre a desativação temporária do air bag.
Na segunda etapa, com início previsto até 60 dias após o começo da primeira etapa, os proprietários terão de voltar Às lojas para a substituição do componente e a reativação da bolsa do air bag.
A Toyota alerta ainda que, para os veículos envolvidos no recall, o proprietário não deverá utilizar o banco dianteiro do passageiro para o transporte de pessoas, devendo aguardar a troca do componente. O agendamento pode ser marcado no site oficial da fabricante: www.toyota.com.br.
Em dezembro passado, a marca já havia convocado outras 10.661 unidades para o conserto de outra avaria.
ENTENDA O CASO
Testes realizados nos air bags produzidos pela marca Takata Corp, fabricante japonesa de autopeças, confirmaram que os componentes têm problemas crônicos nos infladores, que podem explodir por força excessiva e espalhar farpas de metal.
Os air bags da empresa são usados pelos principais fabricantes de veículos do mundo e o escândalo forçou o recall de cerca de 17 milhões de carros no mundo nos últimos seis anos. A Takata, que tem 22% do mercado global de infladores de air bags. Até agora, seis mortes foram registradas por causa da falha na peça.
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