Ouvidoria do Detran amplia atendimento ao usuário




A Ouvidoria do Detran/RN divulgou nesta quarta-feira (15) o relatório estatístico com as demandas atendidas pelo setor durante o primeiro semestre deste ano. O documento aponta para um crescimento dos atendimentos em 237,79% quando comparado os dados com o mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, a Ouvidoria atendeu nos primeiros seis meses deste ano 3.307 solicitações de usuários, contra 979 recebidas em 2014.

Um ponto importante é que 89,38% (2.956 solicitações) da demanda foi resolvida ou orientada pela própria Ouvidoria e somente 10,62% (351) foi encaminhada para que a coordenadoria responsável tomasse as devidas providências. Outro fator importante citado, foi o crescimento dos elogios aos serviços do Detran, que subiu 228%. Já as denúncias caíram 221%, tudo em relação ao mesmo período de 2014.

Uma situação destacada é que a maioria dos usuários busca a Ouvidoria procurando informações, sendo este item responsável por 75% de todos os registros (2.483 pedidos) realizados no primeiro semestre pelo setor. Já as coordenadorias de Registro de Condutores; Médica e Psicotécnica; e de Registro de Veículos são as que apontam o maior número de encaminhamentos de solicitações dos usuários.

Os requerimentos abrangem situações referentes aos serviços prestados por todas as coordenadorias do Órgão. A Ouvidoria dispõe de três meios de contato direto do usuário, sendo o email ([email protected]), telefone (3232-0010) e pessoalmente no setor. Neste caso, as solicitações por email são as mais utilizadas, correspondendo a 95% do total, com 3.141 pedidos, seguida pela solicitação pessoal com 86, e por telefone com 80.

De acordo com a ouvidora do Detran/RN, Edileusa Germano, o setor vem desde do início deste ano aprimorando a relação com os usuários, buscando a mediação de conflitos, a ampliação do acesso a informação e a maior transparência das ações. “A Ouvidoria trabalha com atenção as solicitações, sugestões e reclamações dos usuários para que a gestão tenha informações importantes do público e possa melhorar cada vez mais o atendimento e os serviços oferecidos pelo Detran”, explicou.

O processo de melhoria implantado pela Direção do Detran foi iniciado pela sede administrativa do Órgão, situada no barro de Cidade da Esperança, em Natal. As medidas atingiram, principalmente, as áreas relativas ao atendimento ao público, tendo como foco a redução de filas e tempo de espera dos usuários. O planejamento aponta para novas iniciativas que permitam adicionar mais qualidade e eficiência nos serviço oferecido pelo Departamento à população.

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