Ativista e um dos nomes mais respeitados do Rio Grande do Norte na luta pelas políticas públicas voltadas para o uso da bicicleta nos deslocamentos urbanos, José Canuto participou na manhã de hoje (dia 23) de uma reunião na Secretaria de Mobilidade Urbana sobre o Plano de Mobilidade Urbana. Na ocasião, ele destacou o empenho da STTU na elaboração e execução do Plano Cicloviário de Natal.
Para Canuto, o plano foi amplamente discutido com as entidades representativas. “O que vamos realizar agora é um trabalho de conscientização para que os motoristas respeitem o ciclista por meio de uma campanha com distribuição de um folder tratando sobre o tema. A ideia principal é que motoristas e ciclistas usem a via de forma harmoniosa”.
Com relação a faixa compartilhada na Av. Prudente de Morais, Canuto informou que os ciclistas estão fazendo um trabalho de conscientização com os motoristas de ônibus. Outro detalhe é que a velocidade dos ônibus dentro da faixa semi exclusiva tenderá a ser menor, uma vez que ela passa a ser compartilhada com os ciclistas.
Com a execução do Plano Cicloviário, a capital potiguar vai ganhar 72 km de rede. E somando com 18,65 km já existentes, a cidade chegará a um total de 90,65 km de vias sinalizadas para o uso dos ciclistas. As novas estruturas se conectarão com as já existentes e a Prefeitura do Natal pretende fazer um amplo trabalho de incentivo ao uso da bicicleta principalmente nos deslocamentos entre bairros numa mesma região da cidade.
O Plano Cicloviário de Natal será dividido em quatro (04) eixos: o Eixo 1 ligará a região Oeste com a região Leste; o Eixo 2 ligará as regiões de praia da cidade, aproveitando a infraestrutura existente na Via Costeira e na Av. Presidente Café Filho, além da Vila de Ponta Negra (esse eixo conecta ainda a região Norte por meio da Ponte Newton Navarro, aproveitando a ciclovia existente); o Eixo 3 ligará a região Sul com a região Leste, além de áreas do centro da cidade; o Eixo 4 foi concebido visando unir a região Norte e conectá-las aos eixos 1 e 3, promovendo a integração com o restante da cidade.
Tags
NOTÍCIAS