Parece que todo homem já nasceu sabendo dirigir, afinal desde pequeno nos interessamos por carros e velocidade, mas as mulheres são estimuladas a brincar de boneca. Muitas mulheres criam medo de aprender a dirigir e quanto mais tarde você começar a aprender pior. Leia atentamente esse texto e eu vou te mostrar como vencer o medo de dirigir.
Eu aprendi a dirigir com 18 anos em uma auto-escola, para um homem é inadmissível na sociedade. Além de ilegal, passível de multa e prisão do dono do carro, meu pai não queria que acontecesse comigo o que aconteceu com alguns amigos que começaram a dirigir aos 12 anos. Alguns pegavam o carro escondido a noite ou foram detidos pela polícia, felizmente ninguém causou acidente ou morreu por causa disso.
Entenda que o medo é importante, mas você precisa dominar para não entrar em pânico nunca na direção. Quem não tem medo acaba sendo imprudente e perigoso, veja o caso de quem pratica esportes radicais, eles lidam com o medo muito bem, pois isso significa viver ou morrer. E mais, ninguém nasce sabendo, todo mundo é capaz de dirigir, você só precisa treinar e ter muita paciência.
A sinalização é muito importante, então estude as placas e o que significa cada tipo de pintura na pista, para que você saiba por onde deve andar, onde parar e como se comportar no transito. Lembre-se que as pessoas no transito estão sempre com estressado e com pressa, então se você parar num lugar errado ou no momento errado pode levar uma buzinada ou na pior das hipóteses, causar um acidente.
Passo 1 – Se matricule em uma auto-escola.
O melhor é aprender com um bom profissional, já que parente pode perder a calma muito fácil, além do mais eles cuidam de toda a documentação. Mas antes mesmo dos 18 anos você pode começar a se interessar em conhecer mais o carro, perguntando e prestando atenção como as outras pessoas dirigem.
Passo 2 – Conheça o carro.
Quando você conhece o carro, muitos mitos e medos são vencidos. Com o carro totalmente parado e com freio de mão puxado, sente-se no banco do motorista e faça a regulagem de banco e todos os espelhos. Com o carro desligado, coloque o sinto e tente ensaiar como se você estivesse dirigindo e passando a marcha, da primeira até a quinta. Use a seta, o freio, a embreagem e o acelerador, e simule parar no sinal. Faça também reduções de marcha, da quinta para a quarta e vá sentindo como seria. Sempre olhando para frente e se errar, não fique chateada(o). Se você quiser fazer o barulho do motor com a boca, faça, não se ache boba(o) por causa disso.
Passo 3 – Ligar o carro
Procure um local calmo e sem carros, pessoas ou animais. Ao ligar o carro, coloque a marcha em ponto morto e com freio de mão puxado. E vire a chave com firmeza até ligar o carro e quando ligar solte a chave, se não vai fazer um barulho forte do motor de partida. Mas não tem problema se fizer barulho, apenas solte a chave. Se você voltar totalmente a chave você vai desligar o carro. Tenha o hábito de não ligar o carro com o pé na embreagem (a não ser que seja orientado assim pelo fabricante do carro como o HB20). É bom sempre ficar com o pé no freio para evitar que o carro se mova ao soltar o freio de mão.
Passo 4 – Saindo com o carro
Dica: O pé esquerdo é sempre usado na embreagem e o direito é usado para acelerar e frear.
Pise na embreagem e coloque a primeira marcha. Suavemente acelere, mantenha a aceleração baixa e vá soltando bem devagar a embreagem. Se você tiver qualquer problema prelecione totalmente a embreagem, isso evita que o carro apague. Se o você estiver controlando bem a embreagem pode acelerar mais um pouco até que a embreagem esteja totalmente liberada e o carro estará em movimento.
Cuidado apenas para não andar rápido demais, nesse momento você precisa controlar o carro, então sua velocidade deve ser entre 10 e 20 Km/h. Treine exaustivamente parar o carro e sair e por um dia treine apenas isso, antes de tentar seguir para a próxima etapa (segure a empolgação).
Passo 5 – Trocando as marchas
Ao acelerar mais um pouco o carro começa a “pedir” marcha ou como se fosse engasgar, mas não é o ponto que o motor começa a “gritar”, é um pouco antes disso. Pressione totalmente a embreagem e passe para a segunda marcha e suavemente solte a embreagem e acelere um pouco, quase da mesma forma que você saiu com o carro.
Procure ouvir o som do motor do carro, os carros mais novos são mais silenciosos e as vezes nem parece que está ligado, mas com prática você vai “sentir” o carro.
Dica: Você sabia que é possível sair com o carro apenas com a embreagem? Simples! Pise na embreagem totalmente e engate a primeira. Muito suavemente (muito mesmo!) vá soltando a embreagem, mas não totalmente. Fique soltando levemente e pisando novamente. É um bom exercício para ter mais controle e sentir o carro.
Passo 6 – Parando o carro
O carro tem uma coisa que se chama de freio-motor. Para usá-lo, com o carro em movimento, basta soltar o acelerador e o carro vai perdendo força. O que vai determinar se o carro vai parar rapidamente ou mais devagar é a marcha atual e a velocidade que você está andando.
Agora que o carro está engatado, mas sem acelerar e está perdendo um pouco de velocidade, use o freio bem devagar para ir parando o carro. Quando o carro estiver quase totalmente parado, o motor vai querer apagar, pise totalmente na embreagem e continue pisando no freio bem devagar. O momento de pisar na embreagem antes do carro apagar é um pouco antes do carro ameaçar apagar. Com prática você vai aprender o momento exato.
Passo 7 – Engatar a marcha ré
Cada carro tem um sistema de marcha e você precisa saber como o seu carro funciona. Alguns a ré é para frente, outros para trás e outros ainda precisa pressionar algum comando na própria marcha.
Com a marcha em ponto morto, pressione totalmente a embreagem e engate a ré. Da mesma forma que você saiu de primeira no Passo 4.
Dica: Seja o carro. Sinta que o carro é uma extensão do seu corpo, procure perceber o tamanho e o espaço do carro na pista e diante dos obstáculos durante o trajeto.
Passo 8 – Mude sua Mentalidade
A mentalidade não é um passo técnico, mas é o fator decisivo que vai fazer você vencer qualquer barreira e enfrentar suas dificuldades e limitações.
Se você acredita que não pode, você está certo. Se você acredita que pode, você também está certo.
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