É comum dizer que “A prevenção é o melhor remédio”, mas você pode se surpreender ao saber que se você mesma(o) fizer a manutenção básica, ou melhor dizendo, um diagnóstico básico no seu carro pode poupar muito dinheiro em conserto de carro mais tarde e mesmo evitar um acidente.
Na correria do dia a dia, nunca temos tempo e é fácil esquecer as necessidades do seu carro até que as luzes de advertência no painel de instrumentos são ativados; infelizmente, até lá, os danos podem já ter sido feito, que vai exigir mais trabalho em profundidade para corrigir. O manual do proprietário do seu carro pode dar-lhe um cronograma de manutenção mais abrangente, mas aqui estão algumas das nossas dicas para evitar que você gaste demais com o carro.
Manutenção semestral: Verifique o óleo do motor e as velas de ignição com defeito. É uma boa idéia de pedir ao seu mecânico para verificar os cabos de vela, bem como os injetores de combustível e limpeza de bico.
Verifique os pneus: Seus pneus devem ser mantidos à pressão recomendada no manual do proprietário. Semanalmente, verifique a pressão, e veja se os pneus tem cortes, rachaduras, protuberâncias ou desgaste. Se os pneus parecem ser o desgaste desigual, isso pode significar o seu alinhamento está desligado ou seus pneus estão fora de equilíbrio. Faça rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros. Essa simples dica evita que você tenha que trocar os pneus prematuramente.
Troque o óleo: Recomenda-se trocar o óleo a cada 5 mil quilômetros o que é bom para o funcionamento ideal do motor do seu carro. O filtro de óleo deve ser trocado a cada vez que seu óleo é alterada para impedir que o óleo velho ou sujeira contaminar o óleo novo. É uma boa ideia para verificar o nível de óleo 2 vezes por mês, com o motor frio.
Verificação do freio: inspeções de freio pode ajudar a detectar qualquer problema com os freios antes que se tornem reais perigos. E se você notar uma diferença na com os seus freios (barulho, falta de frenagem ou rigidez), você deve ver um mecânico imediatamente.
Correias e mangueiras: Verifique as mangueiras, cabos e borrachas do seu carro e substitua se o mecânico recomendar. Correia dentada do seu carro deve ser trocado de acordo com o manual do seu carro ou se estiver rachada, pois pode provocar sérios danos ao seu motor, o que significa um custo altíssimo de reparo.
Verifique os níveis de fluidos: O manual do proprietário vai deixar você saber que líquidos para verificar e quantas vezes, mas é geralmente uma boa ideia para verificar o seu fluido de freio, fluido de transmissão, e fluido de direção hidráulica a cada mês. Use no reservatório de água que refrigera o motor apenas fluido especial, não use água.
Claro, há muitos itens para manter em um carro, e que nem sempre podemos prever onde irá ocorrer problemas, mas essas dicas são um bom lugar para começar. Um pouco de cuidado e atenção ao seu veículo irá aumentar a vida útil do carro e o desempenho, bem como evitar gastos desnecessários por falta de manutenção básica que você mesma(o) pode fazer.
Tags
NOTÍCIAS