Empresa é criticada nas redes sociais pelo aplicativo não exibir mais os fatores multiplicadores da tarifa dinâmica. A Uber afirma que mudanças foram feitas para deixar o aplicativo mais simples.
Por Che Oliveira
Quem tem usado o Uber ultimamente tem reparado uma mudança quando pede um veículo: na tela do celular não aparece mais aquele ícone que indica a tarifa dinâmica, que faz o preço aumentar quando a oferta de carros é menor do que a quantidade de passageiros.
Essa nova característica existe desde o começo do mês passado. Antes, ficava bem claro para o usuário que ele poderia pagar mais caro pela corrida contratada. O Uber vem substituindo informações como '1.9X' ou '2.4X', por exemplo, por frases como 'preços um pouco mais altos do que o normal'.
Quem usa a UBER de Natal para cidades da região metropolitana procura economizar na taxa de deslocamento que normalmente é cobrada pelos táxis que saem de Natal para outras cidades, esses usuários não estão ficando apenas surpresos com o desaparecimento da tela dinâmica. Eles estão ficando revoltados.
Também não aparece mais na tela a função “avise-me do término do preço dinâmico”, que mostrava ao usuário quando a tarifa dinâmica terminava e retornava o valor normal. Com isso, muita gente fica sem saber quanto vai pagar no final da corrida.
Em nota, a Uber alegou que a mudança foi feita para que o aplicativo “fique o mais simples e objetivo possível para os usuários” e que sempre procura “informar aos usuários sobre os preços de suas viagens com antecedência, inclusive quando o preço dinâmico está vigente”.
A mudança não fere o direito do consumidor à informação porque o preço da corrida, estimado ou fechado, é informado com clareza antes de o cliente decidir se vai aceitar ou não.
Nas redes sociais a reclamação é grande por conta da falta de clareza da tarifa.
Tags
NOTÍCIAS
