Por redação Via Certa Natal
Fonte: Bidu.com.br
Um dos questionamentos mais frequentes quando o assunto é cuidado com os pneus é qual a melhor calibragem. Em geral, a resposta se encontra no manual do carro. Isso porque cada veículo possui suas especificidades e a calibragem é definida pela montadora, segundo o resultado dos testes elaborados. Assim, nada de pedir ao frentista para colocar determinado calibre se você não tiver certeza, combinado?! Cuidar dos pneus do seu carro é garantir que eles tenham uma duração maior.
A pressão também segue as recomendações da fabricante, por isso, checados os dados corretos, a primeira coisa que você realmente precisa saber é: como e quando calibrar os pneus. Para ajudar você, motorista, o blog esclarece essas dúvidas.
Calibragem ideal
Quando?
Um ponto importante é realizar a calibragem do pneu é quando esse estiver frio, ou seja, antes de rodar mais do que quatro quilômetros.
Como?
Identificando no manual do carro a calibragem ideal para o seu veículo, basta ir a um posto de combustível e digitá-lo na bomba de ar. Você retira a tampa da válvula, coloca a mangueira de ar e espera o apito. Fácil, fácil!
Perigos
Se você não tem o costume de calibrar os pneus de vez em quando, saiba que existe até 50% de chance de perdê-los antes do tempo estimado pela fabricante e ainda consumir mais combustível do que o normal. Seu carro também fica mais exposto à aquaplanagem.
Outro alerta que vale destacar é que o seu pneu pode ser lançado para fora, saindo da roda. Sem a calibragem correta, o pneu pode deslizar mais facilmente em um solo molhado, aumentando o risco de acidentes e até de capotamento.
O excesso de pressão, por outro lado, também causa prejuízos. Quando a pressão está acima do estipulado, o contato do pneu com o chão é reduzida e o automóvel pode ter problemas com a frenagem.
Fique atento!
Entre os fatores que podem levar ao esvaziamento do pneu pouco a pouco estão os pequenos furos causados pelo impacto com buracos nas ruas, pedras, entre outros desgastes cotidianos. A perda da tampinha da válvula e a porosidade da borracha do pneu são outros detalhes que precisam de atenção.