Redação,Via Certa
O filtro do combustível deve estar entre as prioridades na manutenção de um carro. O componente atua com o objetivo de proteger o sistema de injeção e o motor contra partículas, água e outros resíduos que se encontram no tanque e no combustível. Caso eles passem despercebidos, o funcionamento e o desempenho do veículo serão prejudicados.
A troca do filtro do combustível deve ser feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo. Se a indicação não for seguida, o automóvel pode apresentar problemas nos bicos injetores e acabar com a bomba de combustível queimada. “Pensando em um carro modelo popular, o conserto desses itens pode variar de R$300 a R$450, além do tempo que o veículo fica parado. Trocar o filtro do combustível pode custar menos que a revisão completa do sistema. Além de ser uma economia de quase 85%, a vida útil do motor aumenta com a manutenção feita em dia”, explica André Causs, responsável pelo desenvolvimento de produtos da Wix Filters Brasil, fabricante de soluções de filtragem.
Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível. Ela faz com que o motor passe a puxar mais ar do que combustível. Isso exige que o motorista acelere mais e aumenta o consumo de combustível.