Redação,Via Certa
A sinalização de trânsito serve para orientar, advertir e disciplinar a circulação do tráfego ao longo das vias. Além de melhorar o fluxo do trânsito, as placas ajudam a aumentar a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres. O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), empresa do Grupo Mapfre, desenvolveu um boletim técnico sobre a sinalização vertical. Confira os tipos encontrados nas vias do País:
De regulamentação
São sinais vermelhos que informam as proibições, obrigações e restrições impostas no ponto ou trecho sinalizado. Veja exemplos:
De advertência
São sinais que servem para alertar os usuários, com antecedência, sobre situações de perigo na via, para que eles possam reagir de forma adequada. Os símbolos são pretos e o fundo é amarelo, que indica atenção. Veja exemplos:
De indicação
São sinais que servem para indicar vias e locais de interesse, bem como orientar os condutores quanto a percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Veja exemplos: