Carolina Benevides
Comprar um consórcio contemplado pode ser uma solução para aproveitar as baixas taxas de crédito do consórcio, e receber o bem de imediato, sem precisar esperar ser sorteado. Mas há alguns cuidados a tomar, antes de comprar uma carta de crédito de consórcio contemplado.
CUIDADOS AO COMPRAR UM CONSÓRCIO CONTEMPLADO
Antes de fechar negócio, é preciso tomar uma série de cuidados, pois infelizmente há uma série de golpes e fraudes envolvendo a venda de consórcio contemplado. Veja alguns dos golpes mais comuns, os cuidados a tomar e o que verificar para fazer um bom negócio:
1. CONSÓRCIO CONTEMPLADO QUE NÃO EXISTE
Um dos golpes mais comuns é a venda de um suposto consórcio contemplado, mas que nem sequer existe. As quadrilhas fraudam documentos de administradoras de consórcio e, geralmente, fazem as negociações sem nenhum encontro presencial com o comprador. Enviam tudo por email ou fax. O comprador do consórcio contemplado faz o depósito e só depois descobre que a administradora não existe!
2. CONSÓRCIO CONTEMPLADO SEM CARTA DE CRÉDITO
Há também outro golpe muito comum, que é a venda de consórcio contemplado com a garantia de entrega da carta de crédito em 30 ou no máximo em 45 dias. Este tipo de golpe, garante que o consórcio será contemplado em breve, mas não passa de propaganda enganosa. Isso é simplesmente impossível de prever. Não há como saber quando um consorciado será sorteado… Com esta "promessa" os vendedores de consórcio contemplado conseguem cobrar ágios mais altos pelo consórcio, mas no final das contas cos compradores precisarão esperar serem sorteados, ou precisão dar um lance para conseguir a carta de crédito prometida.
DICAS PARA COMPRAR UM CONSÓRCIO CONTEMPLADO
A venda de consórcio contemplado é legal, está prevista pela ABAC - Associação Brasileira de Administradora de Consórcios no Brasil e pelo Banco Central, e é classificada como uma transferência de cota de consórcio. A qualquer momento e por qualquer motivo, um consorciado pode vender a sua cota, mas deve seguir as regras de consórcio da ABAC e da sua administradora, para que o negócio seja legal e formalizado. Por isso, a melhor maneira de não cair em golpes, é fazer tudo como manda o protocolo.
1. SE O NEGÓCIO FOR MUITO VANTAJOSO PARA VOCÊ, DESCONFIE
Não acredite em consórcio contemplado com garantia de entrega da carta de crédito dentro de um mês, ou o mais rápido possível. Desconfie de cartas de crédito muito baratas, desconfie! Infelizmente, a nossa postura tem que ser essa, desconfiar até ter provas suficientes de que o negócio é idôneo.
2. PESQUISE SOBRE A ADMINISTRADORA DE CRÉDITO
Jamais compre um consórcio contemplado de uma administradora que você não conhece, que não se certificou de que existe e que não consultou a situação legal junto ao Banco Central e ABAC. Antes de fazer negócio, também invetsigue sobre a situação real do consórcio que pretende comprar.
3. LEIA O CONTRATO
Leia atentamente todas as cláusulas do contrato. Verifique o prazo de pagamento, valor final do bem, valor das parcelas, quanto corresponde ao fundo de reserva e taxa de administração, consulte se o pagamento das parcelas está em dia, saiba se não há exigências de antecipações e verifique quais são as condições para retirar a carta de crédito para saber se é capaz de dar as garantias exigidas em contrato.
Como dizem, o consórcio é uma modalidade de crédito pouco burocrática na hora de comprar a cota, mas torna-se bastante burocrática na hora de retirar a carta de crédito!
4. FECHE O NEGÓCIO NA ADMINISTRADORA DO CONSÓRCIO
Quando você compra um consórcio contemplado, você está assumindo uma cota por transferência dos direitos e obrigações do outro consorciado. Geralmente, o grupo consorciado precisa aprovar e a administradora do consórcio também. A melhor maneira de se sentir seguro nesta negociação é assinar o contrato na própria sede ou filial da administradora.
5. USAR O CRÉDITO DO CONSÓRCIO CONTEMPLADO
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado deve dar as garantias exigidas pela administradora, dando provas de que irá continuar pagando as parcelas. O consorciado deve escolher o bem de acordo com o valor da cota que comprou, e informar à administradora os dados do vendedor e do bem a ser adquirido. O valor da carta de crédito pode também ser revertido em dinheiro.
ONDE COMPRAR CONSÓRCIO CONTEMPLADO
O consórcio contemplado não é vendido pela administradora de consórcio, inclusive, as instituições alertam para que as pessoas tomem cuidado para não cair em golpes nessa modalidade de negócio. Por isso, para comprar um consórcio comtemplado, você deve negociar diretamente com o vendedor.
Também é possível adquirir o consórcio contemplado em classificados de jornais, sites específicos e com empresas especializadas. Porém, é fundamental analisar se a cota que está sendo vendida realmente existe. Não faça nenhum pagamento até atestar que a cota é verdadeira.
Tags
NOTÍCIAS