Redação,Via Certa
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) pública regularmente um estudo sobre as marcas de carro mais difíceis e caras de consertar. A pesquisa é opcional para as montadoras, então somente 11 delas participaram com 40 modelos diferentes recentemente.
O índice é gerado a partir de uma batida leve frontal e traseira, a cerca de 15 km/h. Após a batida, os carro são levados em oficinas e tem orçamento de peças e mão de obra. O reparo da frente do carro tem maior peso no resultado final. O índice vária de 10, mais fácil e barato, até 60. Veículos com reparo que ultrapasse 35 pontos são considerados difíceis. Confira abaixo os resultados dos últimos testes.
Marcas de carro mais caras para consertar
Dividimos a lista pelos principais modelos de carroceria, usando os índices mais recentes do Cesvi, publicados no último ano.
Hatch

Paixão nacional e um dos modelos mais vendidos no Brasil, começamos pelos compactos. Dos onze carros analisados, estes são os piores.
Fiat Novo Palio – 49
Fiat Palio Fire – 44
Fiat Novo Uno – 41
Renault Sandero – 30
Ford New Fiesta – 29
A Fiat liderou a lista na categoria hatch compacto. Seus modelos além de terem peças caras, a mão de obra não fica barata e há um grande tempo de espera para peças como capô ou grade de radiador.
Sedãs compactos e sedãs médios

Juntamos as categorias de sedãs compactos e sedãs médios mostrando abaixo quais são os mais difíceis de consertar no ranking da Cesvi.
Citröen C4 Lounge – 50
Geely EC7 – 47
Fiat Grand Siena – 43
Peugeot 408 – 41