Redação,Via Certa
______________________________________________________
O Centro Municipal de Educação Infantil Padre Sabino Gentille realizou na manhã desta sexta-feira (1ª), uma caminhada com apitaço nas ruas no entorno da unidade de ensino, dentro do projeto “Trânsito: eu e minha família respeitando e aprendendo uma experiência para a vida”.
O movimento contou com a presença de pais e alunos do centro de educação infantil, com a perspectiva de chamara atenção da comunidade para a problemática do trânsito. O evento percorreu cinco ruas do Conjunto Parque das Dunas no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal.
Durante o percurso as crianças exibiram placas, cartazes, faixas e painéis de conscientização, que foram executadas em sala de aula, além do aprendizado de como se conduzir como pedestre, na perspectiva de no futuro, serem adultos conscientes e condutores responsáveis no trânsito.
“Algumas vezes os pais conduzem os filhos para o CMEI Padre Sabino Gentille em bicicletas, e esse meio de transporte precisa também ter uma conscientização com relação ao trajeto e as atitudes seguras no trânsito”, destacou a gestora pedagógica Maria Hildenira Ferreira Cunha. A gestora destacou a realização do apitaço como uma oportunidade de abrir o diálogo com toda comunidade.
De acordo com Jane Roberta Nascimento, mãe de uma criança matriculada no Nível IV da Educação Infantil o movimento serviu para alertar sobre a importância de se respeitar todas as regras do trânsito. “É importante para o aprendizado das crianças, além de alertar para os perigos que o trânsito proporciona cotidianamente”.
Além do movimento pelas ruas da cidade, o projeto desenvolvido pelo CMEI Padre Sabino Gentille que atende hoje 395 crianças vai realizar durante este mês de setembro uma série de atividades como as crianças como um passeio de trem saindo da CBTU, uma visita ao Corpo de Bombeiros, além do esperado teatrinho da STTU.