Motor queimando óleo, o que pode ser?

Redação,Via Certa

Entenda por que um motor queimando óleo representa uma anomalia e como essa situação pode ser facilmente identificada através de alguns sinais.
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Motor queimando óleo é sempre um péssimo sinal. O consumo de óleo pelo uso é, em certa medida, considerado normal, em função de atritos, folgas e eventuais perdas que acontecem na combustão. Outro fenômeno natural que acarreta perda de óleo é a evaporação.

O que não é normal é quando o motor exala fumaça, principalmente azulada e cinzenta. Esse é um sintoma inequívoco de que o óleo está sendo consumido em padrões anormais.

Seu carro está apresentando algum sinal de queima de óleo? Pois esse artigo foi feito pensando em você.
Motor queimando óleo: possíveis causas

A função do óleo lubrificante é, como o próprio termo sugere, fazer com que as partes móveis do motor não entrem em atrito direto, metal contra metal. Sabendo disso, um certo nível de perda de óleo é aceitável, desde que essa perda não seja acompanhada de emissão de fumaça.

Quando isso acontece, temos um motivo real para preocupação. Vazamentos de óleo, normalmente, podem ser corrigidos com mais facilidade quando são externos. Nesse caso, uma inspeção rápida já é suficiente para detectar a origem da situação. Na maior parte, eles são causados por problemas de vedação em juntas e mangueiras, componentes mais fáceis de fazer a reposição.

A dificuldade em detectar é maior quando o óleo vaza internamente. O processo é mais ou menos parecido com o de uma hemorragia interna, em que apontar a causa exige preparo do profissional que vai fazer o diagnóstico.

O defeito mais grave é o carreamento de óleo para o interior da câmara de combustão. Quando isso ocorre, o óleo é queimado junto com a mistura ar / combustível, em níveis acima do que se pode admitir.

O óleo queimado produz fumaça, que apresenta cor azulada ao ser eliminada pelo escapamento. Também podem ser percebidas emissões esparsas de fumaça quando o carro desacelera. Isso acontece porque a válvula de ventilação do cárter possivelmente está entupida.

Anéis de vedação da câmara de combustão desgastados, assim como os retentores das hastes de válvulas são causas comuns de vazamento de óleo para a câmara de combustão. A simples troca desses componentes resolve o problema.
Como perceber o consumo de óleo anormal?

Estima-se que um carro possa consumir até 1 litro de óleo a cada 1000 km. Se houver perdas acima disso, é provável que haja algum tipo de vazamento interno, com grande chance de o óleo estar migrando para a câmara de combustão.

Carros antigos, por terem componentes mais desgastados, folgas maiores entre as partes móveis e nos pistões serão mais suscetíveis a vazamentos. Nesses veículos, é comum motor queimando óleo, principalmente nos modelos com mais de 100 mil km.

Precisamos ter em vista que o óleo fica depositado no cárter, espécie de invólucro que protege o motor. Tem esse nome em homenagem ao engenheiro britânico J. Harrison Carter, que o apresentou em 1889.

Cada tipo de motor tem um cárter específico, em que o óleo circula e se comporta de diferentes maneiras. A partir do interior do cárter, o óleo também deverá lubrificar as paredes dos cilindros. Se não fosse assim, o atrito dos pistões inviabilizaria o movimento, portanto, é necessária a lubrificação do óleo.
Sinais de queima em excesso

Normalmente, quando temos um motor queimando óleo, o motorista percebe os seguintes sinais:
vazamento de óleo pelas juntas ou retentores, perceptíveis por manchas de óleo onde o carro fica estacionado;
fumaça azulada sendo eliminada pelo escapamento;
interior do escapamento contaminado por óleo;
motor fica menos potente

Como existem diversas possíveis causas para motor queimando óleo, o ideal é confiar o carro a especialistas. Há casos, inclusive, em que a queima de óleo acontece após uma retífica mal feita, por isso é importante deixar o veículo com profissionais de confiança.

Para evitar a queima de óleo pelo motor, é muito importante fazer a troca de óleo nos prazos determinados. Na dúvida, o manual do proprietário é seu maior aliado e fonte de informação.

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