Pneu furado: saiba como usar o macaco na hora da troca

VIA CERTA NATAL
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Redação,Via Certa
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Foto: Pexels


Trocar um pneu nem sempre é tarefa fácil. Além de saber encaixar o estepe, é preciso usar o macaco de forma adequada. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI/MAPFRE) criou um boletim técnico com o passo a passo de todo o processo.

A primeira recomendação é sinalizar o local onde for parar, caso seja na via. A distância do triângulo deve ser superior a 30 metros e, se estiver próximo de curvas, avalie a distância e o local de colocação do triângulo. Lembre-se também de ligar o pisca alerta.

Com o carro parado em um lugar seguro, o próximo passo é puxar o freio de mão e manter o veículo engatado em primeira marcha – para evitar que o carro se mexa enquanto você estiver trocando o pneu.

Afrouxe as porcas ou parafusos (apenas meia volta em cada um) antes de levantar o veículo. É importante ressaltar que nessa etapa os parafusos não devem ser retirados.

A fixação do macaco deve ser feita no ponto indicado pelo manual e bem apoiado em solo firme. Alguns modelos de veículos apresentam pontos de referência nas laterais para o posicionamento correto do macaco. Caso esse posicionamento não seja obedecido, há risco de danos ao assoalho e até de desprendimento do macaco durante a operação – resultando na queda do veículo.

Alguns macacos têm manivela de abertura e fechamento integrada no próprio sistema. Outros, precisam da utilização da chave de roda para a articulação.

Realize o levantamento, solte as porcas ou parafusos por completo, substitua a roda e volte a apertar as porcas ou parafusos antes de baixar o veículo. Quando o carro estiver no chão, faça um aperto final, com firmeza.

Recomendações importantes

Avalie sempre os equipamentos do seu veículo para eventuais emergências, como o funcionamento do macaco, as condições do triângulo, a localização das chaves de rodas e se há chave para a retirada das calotas de rodas ou capas de parafusos. Para o estepe, verifique a data de validade e a calibragem pelo menos uma vez a cada três meses.

A data de validade é descrita na lateral do pneu, por meio de uma numeração de 4 dígitos próximo da descrição DOT. Os primeiros dois dígitos indicam o mês e os demais indicam o ano de fabricação. Se seu pneu já tem mais de cinco anos de fabricação, recomenda-se a substituição, pois a borracha resseca e o item perde sua qualidade, comprometendo a segurança do veículo no trânsito.

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