Redação,Via Certa
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), apresentou nesta quarta-feira (02), no Palácio Felipe Camarão, a programação oficial da Campanha Maio Amarelo. Com o tema “Nós somos o trânsito”, a edição 2018 do Movimento Maio Amarelo terá uma série ações educativas com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
“Campanha preventiva e educativa muito importante, pois, visa a conscientização da população sobre os acidentes no trânsito. Vejo que é necessário a conscientização e respeito às leis de trânsito e sinalização para evitar os acidentes”, destacou o chefe do Executivo Municipal.
Dentro da programação do Maio Amarelo estão previstas ações de conscientização sobre pilotagem segura, direção defensiva, blitz educativa, seminários, conferências e palestras com foco na prevenção dos acidentes de trânsito na cidade. Além destas ações, alguns símbolos da cidade como a Ponte Newton Navarro, o Pórtico dos Reis Magos na entrada da cidade e o Palácio Felipe Camarão serão iluminados com a luz amarela.
De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, o levantamento da STTU apresentou o índice de 40% de redução de acidentes de trânsito de 2015 a 2017. Durante o lançamento, ela enfatizou a conscientização das pessoas para um trânsito seguro. “Essa campanha, que é mundial, tem o objetivo de conscientizar que quem faz o trânsito é todos nós. O maio amarelo vem para ajudar que o trânsito seguro depende de todos nós”, destacou Elequicina.
O estudo da equipe de trânsito também apresentou dados estatísticos de 2015 a 2017 onde as avenidas que apresentaram as maiores ocorrências de acidentes foram: Avenida Engenheiro Roberto Freire (1.092), Avenida Dr. João Medeiros Filho (1.005) e a Avenida Prudente de Morais (952), já a Avenida Prefeito Omar O’Grady apresentou o menor número, registrou 91 ocorrências.
Na apresentação, a titular da STTU ainda lembrou que a intenção também é colocar em pauta na mídia e redes sociais o tema segurança viária e mobilizar assim a sociedade envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e engajar todos esses organismos em ações efetivamente de combate à violência no trânsito, além de produzir e divulgar conteúdos e conhecimentos abordando toda a amplitude que o tema exige.
Participaram da solenidade de lançamento os vereadores Preto Aquino, Ubaldo Fernandes e Kléber Fernandes, os agentes mirins de trânsito, os representantes de instituições ligadas ao transporte e as federações, além dos inspetores da Polícia Rodoviária Federal Aldo Maia e Jeferson Cavalcanti.
Maio Amarelo
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais. Já o Amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Daí a ideia de criação do Movimento Maio Amarelo.