Redação,Via Certa
Por Tião Oliveira, de Las Vegas

A tecnologia C-V2X estará em todos os veículos da Ford vendidos nos Estados Unidos a partir de 2022. O novo recurso de segurança está sendo desenvolvido por uma nova empresa, que reúne, além de montadoras, companhias de várias áreas (leia mais abaixo). Por meio do recurso, o carro pode “conversar” e trocar dados com outros veículos, pedestres e mesmo com a infraestrutura de trânsito, de modo a reduzir os riscos de acidente.
Do ponto de vista prático, o C-V2X pode, por exemplo, determinar qual veículo tem a prioridade em um cruzamento sem sinalização. Além disso, o semáforo poderá avisar que está para ficar vermelho.
A informação foi divulgada pela Ford durante a edição de 2019 da CES. A feira de tecnologia em Las Vegas, EUA, que neste ano recebeu mais de uma dezena de montadoras e sistemistas, termina amanhã, dia 11.
C-V2X está pronto
Em uma demostração prática dos recursos do C-V2X em uma pista em Las Vegas, foi possível constatar que o sistema está pronto, mas ainda precisa de ajustes. Havia quatro veículos: os Ford F-150 e Fusion, um Audi Q8 e uma moto da Ducati.
Estávamos a bordo da picape, no banco de trás. Sobre o painel havia uma tela na qual o sistema projetava informações sobre o trajeto à frente. Todos os exercícios foram conduzidos por especialistas da Ford.
No primeiro deles, ao chegar a um cruzamento o dispositivo avisou, por meio de uma seta verde, que podíamos seguir em frente, pois não havia outros veículos por perto. Depois, como a Ducati avançava rápido para a esquina, embora a preferencial fosse da F-150, o dispositivo enviou um sinal mandando o motorista da picape parar.