Redação,Via Certa

câmbio

Que um automóvel com câmbio manual é mais econômico que o similar com transmissão automática, todo mundo já sabia. Mas pouca gente sabe qual a diferença de consumo entre o mesmo carro com os dois tipos de câmbio. Fizemos um levantamento e mostramos que ela é grande. No caso do Ford Ka 1.5, chega a 13,6% de diferença.

Para se ter uma ideia, na cidade, com gasolina, o modelo faz média de 11 km/l, se equipado com transmissão automática de seis marchas. É uma boa média. Mas, se o mesmo carro, com o mesmo motor, estiver utilizando caixa manual de cinco marchas, o número sobe para 12,5 km/l.

Claro que no uso urbano, principalmente em grandes cidades, o câmbio automático é muito mais cômodo. A máquina se encarrega de fazer as trocas. E o motorista não cansa nem a perna esquerda (com a embreagem) nem o braço direito, com a alavanca.

Por outro lado, para quem utiliza o veículo prioritariamente em estradas, o câmbio manual não cansa. Nesse caso, adquirir um veículo desse tipo pode ser uma opção melhor. Afinal, nessa situação, o veículo tende a fica a maior parte do trajeto na última marcha, e com pouca necessidade de troca.

Por essa razão, a diferença de consumo verificada no uso urbano praticamente desaparece no ciclo rodoviário.

Com Informações Jornal do Carro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas