Redação - Via Certa Natal

Foto: Divulgação/Semurb

O projeto Cidade dos Sonhos, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), acontece mais uma vez, no próximo sábado (28/09), durante o Participa Natal nos bairros. O evento será das 8h30 às 12h30 na Escola Municipal Professor Laércio Monteiro, no Loteamento Vale Dourado, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte.

Nesta edição especial, a ação de educação urbanística e ambiental agrega também o tema acessibilidade, em alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21 de setembro.

O Cidade dos Sonhos surgiu com o objetivo de ensinar as crianças sobre as questões urbanas e ambientais. De caráter lúdico e participativo, o projeto busca estimulá-las a pensarem espaços públicos mais humanos, lúdicos e atrativos. As crianças terão a oportunidade de refletir e sonhar, a partir do seguinte questionamento: “Se eu pudesse fazer um pedido para mudar a cidade e fazê-la do jeito que eu sonho, o que eu faria?”. E com papel e lápis de cor elas poderão desenhar e escrever aquilo que sonham para sua cidade e bairro.

E em homenagem ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, o projeto fará uma vivência diferente com as crianças para despertar a conscientização também sobre a importância da acessibilidade . “Serão feitas vivências em que as crianças irão utilizar cadeiras de rodas, muletas e também simulando baixa visão para eles sentirem como as pessoas nessas condições vivenciam a cidade”, explica a secretaria adjunta da Semurb, Alessandra Marinho. As atividades serão divididas em três grupos e contará com brincadeiras e distribuição de brindes.

Ainda de acordo com Alessandra, a idéia inicial do programa é trabalhar com o olhar das crianças, de forma que elas colaborem intuitivamente sobre a como elas pensam a cidade, inclusive agregando o aprendizado sobre o Plano Diretor de Natal. “É importante educar e conscientizar a criança desde o início, pois ela vai crescendo com a ideia enraizada. Além de ser discutida a importância da acessibilidade no meio urbano. Como o papel de projetar a cidade é importante para as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida”, disse.

A Ação Participa Natal oferece diversos serviços à população pelas secretarias e órgãos municipais, além de empresas e instituições parceiras. No Bom Pastor vai haver atendimento médico, preventivo, mamografia, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, emissão de Cartão do SUS, escovódromo com aplicação de flúor, exames auditivos, agendamento de RG, emissão de foto 3x4, plastificação de documentos, atendimento jurídico, troca de lâmpadas, corte de cabelo, design de sobrancelha, orientação e distribuição de mudas de árvores, recreação para crianças, apresentações artísticas, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas