Redação - Via Certa Natal


Nunca se falou tanto em ética no Brasil. Para o filósofo, educador e especialista em Filosofia Clínica, Guto Castro, o país vive um momento único de acertar as contas com o cumprimento da lei e os protocolos para uma boa convivência entre todos na sociedade, inclusive no trânsito. O debate sobre a ideia de ética, cultura de paz e mobilidade é mais um dos temas que serão apresentados nas Comissões Técnicas da Arena ANTP. O painel será apresentado pelo filósofo em São Paulo (SP), nesta terça-feira (24/09), no Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, no auditório 7, às 13h.

O estudo vai mostrar porque Natal (RN) é hoje uma das cidades mais seguras do país para andar no trânsito – com foco numa série de campanhas e palestras desenvolvidas pelo estudioso nos últimos anos na Prefeitura do Natal, na gestão do prefeito Álvaro Dias. Com o painel “Ética? Será o caminho para uma cultura de paz na mobilidade?”, o filósofo propõe uma reflexão sobre a ideia do que é a vida, a importância do respeito às leis de trânsito e o exercício permanente da prudência na mobilidade urbana. 

Guto Castro destaca que a ideia da mobilidade segura depende desta consciência de cada um. E que, portanto, o que se espera do cidadão é que ele respeite as leis de trânsito para continuar tendo o direito de dirigir e conviver com seus pares. “Não podemos continuar aceitando a morte de 40 mil pessoas por ano vitimadas no trânsito como uma causa natural.

A sociedade precisa se defender contra esse genocídio e está se defendendo. O endurecimento da lei seca, do Código de Trânsito Brasileiro, a implementação da fiscalização nas vias públicas, aliado à implantação do uso de radares, câmeras e recursos tecnológicos de última geração é uma reação clara de que a sociedade está se defendendo contra os fora da lei”, argumenta o pensador.

Para Guto Castro, “as questões ligadas à ética, inclusive no trânsito, despertarão cada vez maior interesse no país e que é fundamental discuti-la a cada dia e em todos os lugares, inclusive aqui na Arena ANTP – considerado o maior evento do país e um dos principais do mundo”.

PALESTRANTE

Guto de Castro, é funcionário de carreira da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, onde atualmente ocupa o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social e é considerado hoje um dos pensadores mais influentes da educação de trânsito do país. É ainda autor dos livros: a Ribeira (1994-1998); “O Quinto Mandamento” (1997); Quem Matou Zefa Fauna? (lançado no Brasil em 2007 e na Argentina em 2010) e mais recentemente publicou “13 Poemas Muito Ruins”.

O palestrante possui ainda licenciatura em Filosofia, pós-graduação em Ética e Teoria da Filosofia Clínica (Instituto Packter – Porto Alegre/Rio Grande do Sul) e é professor convidado em diversas Universidades e Institutos federais do país. Em 2018, o filósofo foi finalista do Desafio Publicitário Maio Amarelo. No mesmo ano levou ainda o diploma de Educador Nota 10 – da Editora Abril – ficando entre as melhores práticas de ensino de Filosofia para vida no país. Um ano antes, em 2017, durante a cerimônia de 40º Aniversário do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, o filósofo recebeu da ANTP o diploma de reconhecimento como “Mestre Avaliador” da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas