Redação,Via Certa

Brunno Martins

A nova temporada do Eco Praça – Edição Conecta já está pronta para circular pela cidade de Natal, espalhando arte, ecologia, diversão e um espírito de conectividade entre bairros e pessoas. O projeto, que tem apoio da Prefeitura do Natal, tem início no dia 5 de janeiro na Praça Aluízio Alves, na Cidade da Esperança. A programação contempla apresentações culturais para todas as idades e muita troca de informação e conhecimento.

A primeira ação será na Cidade da Esperança, das 15h às 21h. Serão realizados o Mutirão de Agroecologia Urbana, Oficina de Bolhas Gigantes, Oficina Cidade dos Sonhos, Brincadeiras Analógicas e Doação de Mudas. As apresentações culturais são Tropa Trupe (16h), shows de DJ Russo (15h), Diniz K9 (17h), banda Soul Rebel (17h45) e Khrystal (19h).

No dia 12/01, chega ao Espaço Jesiel Figueiredo, no Gramoré (Lagoa Azul). No final de semana seguinte (19/01), estará em Lagoa Nova, na Arena das Dunas. E a última edição da temporada será na Praça Augusto Severo, Ribeira (25/01).

O Eco Praça é um movimento cultural premiado, que existe desde 2013 sob a coordenação do Instituto Ancestral (organização não governamental). O projeto está sendo viabilizado com os recursos da Prefeitura de Natal, Arena das Dunas e Unimed Natal, através da Lei Djalma Maranhão.

OFICINAS: CIDADE DOS SONHOS

Criado por profissionais ligados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semurb), a oficina Cidade dos Sonhos nasce de uma inquietação antiga: ensinar, debater e refletir com as crianças sobre as questões urbanas. O projeto visa contribuir para um melhor entendimento dos cidadãos com relação à vida urbana e cotidiana. No Eco Praça, as oficinas serão voltadas para a questão patrimonial, incentivando as crianças a perceberem a importância da preservação da memória da cidade em que vivem.

RECICLANDO O OLHAR COM SÉRGIO CEZAR

O artista plástico e cenógrafo carioca Sérgio Cezar, conhecido como o “Arquiteto do Papelão” por criar esculturas de cidades a partir de materiais recicláveis, será um dos convidados da nova temporada do Eco Praça – edição Conecta. O trabalho poético e detalhista de suas criações vai inspirar a oficina “Reciclando o Olhar”, cuja inscrição está aberta desde 30 de dezembro.

A oficina será apresentada aos participantes no dia 10/01, na Cidade da Criança e será desenvolvida entre os dias 13 e 17 de janeiro, das 13h30 às 18h, no mesmo local. A atividade é gratuita e livre para todas as idades. Durante o lançamento, haverá a exibição do filme o “Gigante de Papelão”, documentário sobre a trajetória de Cézar; a apresentação da proposta da oficina e a primeira tarefa dos alunos: recolherem micro lixo no fim de semana para compor a obra que será criada na oficina.

A obra terá uma estrutura iluminada, usando a técnica do papelão e micro lixo inspirado em trabalhos que ele já executa em várias cidades no Brasil e no exterior. Um dos trabalhos do artista foi exibido na abertura da novela Duas Caras, da TV Globo, composta por mais de 3 mil casinhas de uma comunidade carioca.

UNIVERSO BOLHÁSTICO

Realizado em todas as edições do Eco Praça, a Oficina das Bolhas Gigantes oferece às crianças atividades lúdicas com a magia das bolhas de sabão unindo ciência e diversão. As brincadeiras analógicas também estarão presentes por meio de recreadores e consiste no resgate das brincadeiras de rua.

SOBRE O ECO PRAÇA

Foram 40 edições nas quatro regiões administrativas da cidade de Natal e ainda por cinco municípios do RN. Em 2015, conquistou a Comenda do Mérito Folclorista Professor Deífilo Gurgel, da Câmara Municipal de Natal; o “Prêmio Hangar de Iniciativa Cultural” e o Troféu Cultura como Produtor Cultural do Ano. A edição de janeiro do Eco Praça é apenas o início desta nova fase do projeto. Depois dessa temporada, o plano é de criar a primeira Eco Praça Modelo, para realizar as atividades de forma contínua.

PROGRAMAÇÃO GERAL

05/01 - Cidade da Esperança | Praça Aluísio Alves - 15h às 20h

15h Dj Russo

15h Mutirão de Agroecologia Urbana

15h - 18h Oficina de Bolhas Gigantes

15h - 18h Oficina Cidade dos Sonhos

15h - 18h Brincadeiras Analógicas

16h Doação de Mudas

16h Tropa Trupe (Circo)

17h Diniz K9 (Música)

18h Soul Rebel (Música)

19h Khrystal (Música)



12/01 – Espaço Cultural Jesiel Figueiredo | Lagoa Azul, Gramoré

15h às 22h

15h Dj Samir

15h Mutirão de Agroecologia Urbana

15h - 18h Oficina de Bolhas Gigantes

15h - 18h Brincadeiras Analógicas

16h Doação de Mudas

16h Ponta de Lança (Música)

18h Eco Cine (Mostra de Filmes)

19h30 Dega (Música)

20h30 Rosa de Pedra (Música)



19/01 - Lagoa Nova | Arena das Dunas - 15h às 22h

15h Dj Jaiara

15h - 18h Oficina de Bolhas Gigantes

15h - 18h Brincadeiras Analógicas

16h Doação de Mudas

16h30 Ananda Krishna (Música)

17h30 Camomila Chá - Roda de Mantras, Cantos e Danças (Música) / Vivência de Bio Danza

19h Facetas, Mutretas e Outros Histórias / Sal Menino Mar (Teatro)

20h Skarimbó (Música)

21h Orquestra Greiosa (Música)



25/01 - Ribeira | Praça Augusto Severo - 15h às 00h

15h Dj Zé Caxangá

15h Best Trick (Skate) 

15h - 18h Oficina de Bolhas Gigantes

15h - 18h Oficina Cidade dos Sonhos

15h - 18h Brincadeiras Analógicas

16h Doação de Mudas

16h - 17h Bate-papo “Ribeira do Futuro”

17h Boi Calemba Pintadinho

18h30 Bate-papo “Reciclando o Olhar” com o artista plástico Sérgio Cezar

19h Bex (Música)

20h Rieg (Música)

21h Blue&Red (Música)

22h DuSouto (Música)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas