Redação,Via Certa

Alex Régis

A Prefeitura do Natal deu início, nesta terça-feira (21), ao cercamento da área que fica sob o viaduto do Baldo, localizado no Barro Vermelho, na zona Leste de Natal. A ação faz parte do trabalho de desobstrução e limpeza do canal que acabou sendo barrado devido ao acúmulo de lixo, causando a queda de um muro e o rompimento de um trecho de asfalto. O local já passa por obras de recuperação e a Secretaria de Obras do Município espera concluir, em uma semana, os serviços e o isolamento da área.

A ação realizada na segunda-feira (20), sob coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas), junto com a Semsur, Urbana e Guarda Municipal, entre outras, foi considerada um sucesso após avaliação feita nesta terça-feira (21). De acordo o diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Glauber Nóbrega, foram recolhidas 45 toneladas de lixo (móveis, resto de material de construção, poda, eletrônicos, papel, entre outros). Na próxima segunda-feira será realizada a fase dois, com limpeza na área do Passo da Pátria.

De acordo com Hélder Fernandes, secretário adjunto da Semtas, não houve resistência por parte dos moradores de rua que ocupavam parte da área e toda a limpeza foi executada sem problemas. "Tudo foi concluído sem maiores problemas. A desocupação do espaço e a limpeza foram feitos de forma tranquila, sem interrupções. Não houve confronto, nem discussões. As pessoas que lá estavam em situação de rua entenderam a necessidade de sair. Alguns se queixaram em relação a algumas coisas que teriam sido levadas para depósito, mas achamos estranho porque o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) esteve aberto para receber docuentos e objetos pessoais o dia inteiro e eles não perceberam tais problemas", explicou o secretário adjunto.

Segundo a Semtas, o trabalho de cercamento da área não será interrompido até a sua conclusão. Durante a noite, a Guarda Municipal de Natal estará monitorando a área para evitar novas deposições de lixo, bem como o retorno de pessoas em situação de rua para o local, assim como novas invasões. "Também precisamos monitorar para evitar possíveis avarias no patrimônio público que está sendo colocado lá e a expectativa é para que em uma semana o cercamento esteja concluído", revelou Fernandes.

O secretário adjunto antecipou que, logo após a conclusão dos trabalhos de cercamento, a Prefeitura do Natal iniciará a segunda fase da intervenção na área do canal do baldo. "Iniciaremos a segunda fase logo em seguida, a retomada de processo de arborização daquele espaço, a criação de uma área de preservação para que não volte a ser ocupado por pessoas em situação de rua, ou catadores de lixo. Enfim, preservar o espaço para que ele possa ter, acima de tudo, a garantia que a água vai poder fluir de forma normal, sem obstáculos à sua frente", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas