Redação,Via Certa
Por Cleide Silva - Estadão Conteúdo
Com projeção de queda de vendas de mais de 80% neste mês em relação ao previsto antes da pandemia do coronavírus e necessidade urgente de recompor o caixa, montadoras e concessionárias lançam medidas para tentar movimentar o mercado de carros novos.
Além de alterações nas parcelas, as vendas online também ganharam espaço na estratégia das montadoras.
Fiat adia pagamento: Em ação iniciada nesta terça-feira (14), e com validade até o dia 30, a Fiat oferece seus modelos com financiamento em até 48 meses e primeira parcela a ser paga só em janeiro de 2021. O consumidor precisa dar de 40% a 50% de entrada do preço do carro novo – valor muitas vezes obtido na troca pelo usado. “O cliente que fizer a compra em 48 parcelas vai pagar 43”, diz Herlander Zola, diretor comercial da Fiat.
As cinco primeiras parcelas a serem cobradas a partir de agosto serão bancadas pela fabricante. Chamado de “Forza 2021″, o plano oferece juros de 1,12% ao mês. Na opção de 36 parcelas, a taxa é de 0,99%.”É importante tentar criar atratividade que possibilite ao cliente que tem disponibilidade e necessidade de adquirir um veículo neste momento a fazer o negócio em condições melhores”, afirma Zola.
Hyundai vende por chamada de vídeo: os modelos estão sendo vendidos via Instagram, WhatsApp e Messenger, já que, por decisão dos governos estaduais, a maioria das revendas está funcionando só para serviços de manutenção. A marca colocou um grupo de vendedores em showrooms para atender e mostrar os carros por chamadas de vídeo. “Também temos um serviço para levar o veículo até o cliente para test-drive”, informa Jan Telecki, responsável pela área de marketing da Hyundai.
Ford cria o “Compre Sem Sair de Casa”: é um canal de atendimento no qual o interessado pode fazer todo o processo de negociação, desde a procura até a decisão de compra sem precisar ir à revenda. “Percebemos que alguns clientes mantiveram suas compras e nosso canal oferece comodidade e conveniência”, diz o diretor de marketing e vendas, Antonio Baltar Jr.
No mês passado, a Ford foi a primeira a oferecer aos clientes a possibilidade de suspensão do pagamento das parcelas de financiamentos em andamento por três meses. Elas serão cobradas no final do contrato.
A Volkswagen Financial Services (braço financeiro da montadora), permite ao cliente que está com as prestações em dia prorrogar o próximo pagamento em até dois meses, sem alteração no juro.
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