Redação,Via Certa
Exigido por lei em todo o mundo, os faróis de médios e altos ajudam a ver e ser visto em todos os tipos de clima e a qualquer hora do dia. Os faróis baixos são o mínimo, por uma questão de segurança, mas os faróis altos são uma necessidade absoluta para dirigir a noite a mais de 40 km / h.
Para a maioria dos veículos, os faróis são um sistema elétrico básico, controlado por interruptores e relés para ligá-los e desligá-los. Se seus máximos param de funcionar, aqui estão nove das causas mais comuns.
As lâmpadas dos faróis estão disponíveis em todas as lojas de autopeças e em muitas outras lojas, por isso deve ser fácil encontrar o que você precisa. Verifique o manual do proprietário para ter certeza de que tipo de lâmpada de farol alto você precisa e se familiarize com a caixa de fusíveis, caso as luzes de farol alto parem de funcionar.
Por fim, pratique o uso de um multímetro digital para descartar problemas elétricos antes de substituir outros componentes.
Farol alto com lâmpada queimada
Essa é a causa mais comum de um único farol de farol alto não funcionar, mas não é comum se os dois faróis não estiverem funcionando, porque é altamente improvável que ambas as lâmpadas explodam ao mesmo tempo. As lâmpadas dos faróis têm uma vida útil limitada – 450 a 1.000 horas – e acabam queimando.
Fusível de farol alto queimado
Um fusível protege a fiação contra danos, caso exista muita corrente no circuito de farol alto. O fusível queimará se houver um curto-circuito, mas também poderá queimar se um acessório o retirar ou se a lâmpada estiver com a potência incorreta. Fusíveis queimados repetidos requerem mais diagnóstico para identificar corrente excessiva.
Relé de farol alto defeituoso
O interruptor do farol normalmente não controla as lâmpadas do farol diretamente, mas através de um ou mais relés. O interruptor do farol aciona um relé, que aciona a lâmpada do farol. Isso protege o interruptor dos faróis contra a alta corrente usada pelos faróis altos. Verifique e teste o componente, caso a lâmpada esteja em boas condições de uso.
Falha no gerador HID
No caso de faróis de descarga de alta intensidade (HID), ou faróis de xenônio, há um componente adicional. Para colocar o xenônio e os sais no estado de plasma, o gerador HID aumenta a tensão em até 30.000 V e estabiliza em torno de 90 V quando a lâmpada está em operação. Se o gerador falhar, a lâmpada não acenderá.
Problemas de fiação no farol
O curto-circuito mais comum é causado por fiação danificada, talvez devido a uma falha, conector danificado ou práticas inadequadas de instalação de acessórios de pós-venda. A fiação quebrada simplesmente interrompe o fluxo de corrente, enquanto a fiação danificada ou danificada pode enviá-lo para outro lugar, para o aterramento ou para outro circuito. Conexões soltas ou corroídas, especialmente na lâmpada do farol, podem superaquecer e derreter.
Interruptor do farol com falha
Um interruptor do farol com falha é incomum, porque o interruptor do farol está dentro do veículo e bem protegido. Ainda assim, se você dirige muito, especialmente à noite, quando precisa mudar constantemente entre farol alto e farol baixo, pode usar o interruptor dos faróis. A substituição é simples e bem fácil de fazer em casa.
Embaçamento do farol
Se os faróis altos funcionarem, mas não parecem iluminar o seu caminho, especialmente se você dirige um veículo antigo com lentes de farol de policarbonato, seu carro pode ser vítima de embaçamento dos faróis. Isso não é simplesmente um defeito, mas uma mudança química real da exposição do policarbonato à luz ultravioleta solar e às emissões de escape cáustico. A luz difusa não se projeta muito bem, dificultando a visualização, mesmo quando os faróis altos estão acesos.
Lâmpada incorreta do farol
Em alguns veículos, particularmente naqueles com faróis HID ou proteção de circuito de estado sólido (diodos Zener ou disjuntores de farol alto), instalar a lâmpada errada pode resultar em operação intermitente do farol ou sem farol alto. A lâmpada incorreta pode não acender na tensão certa ou consumir muita corrente para o design da proteção do circuito.
Dedos sujos
“Acabei de substituir a lâmpada de farol alto”, você diz e os faróis falham mais uma vez. Isso pode acontecer se impressões digitais oleosas fizerem com que parte da lâmpada aqueça de maneira desigual, quebrando-a.
Se houver várias falhas nas lâmpadas dos faróis, verifique se você está especialmente limpo ao fazer o trabalho. Se possível, não toque na parte de vidro da lâmpada. Se necessário, manuseie a lâmpada com luvas limpas de látex ou nitrila. Por fim, se a lâmpada estiver suja, limpe-a com um pouco de álcool antes da instalação.
As lâmpadas dos faróis estão disponíveis em todas as lojas de autopeças, por isso deve ser fácil encontrar o que você precisa. Verifique o manual do proprietário para ter certeza de que tipo de lâmpada de farol alto você precisa e se familiarize com a caixa de fusíveis, caso as luzes de farol alto parem de funcionar. Por fim, pratique o uso de um multímetro digital para descartar problemas elétricos antes de substituir outros componentes.