Redação,Via Certa

Alex Régis


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com a ONG Bom Samaritano, disponibilizou mais um espaço de isolamento social para as pessoas em situação de rua que apresentem sintomas leves da Covid-19 ou que já foram diagnosticadas, mas não precisam de internação. O espaço será aberto nesta sexta-feira,15, e funcionará no Centro Espírita Albergue Noturno, situado no bairro de Petropólis, que será reaberto tendo capacidade para 60 leitos, garantindo o funcionamento ininterrupto de equipamentos e serviços que atendem a este público-alvo.

Essa unidade de acolhimento vem somar-se aos outros abrigos já existentes no Município e que funcionam na Escola Municipal Santos Reis, no Centro de Convivência Santos Reis, na Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade Esperança, e o Albergue Municipal, localizado na Rua Princesa Isabel, Centro, com capacidade total para acolher 143 pessoas em situação de rua.

Nos locais, os usuários contam com alimentação, banheiros, lavanderias, fornecimento de álcool gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a Covid-19, além de material de higiene pessoal para os usuários que não aceitarem permanecer nos abrigos; realização de palestras educativas que contemplem orientações com os cuidados necessários para prevenção do Coronavírus, além da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Consultório de Rua, com consultas médicas, odontológicas, medicações e vacinas, (inclusive, todas as pessoas acolhidas nos abrigos já foram vacinados contra a influenza) e atividades físicas e esportivas, com professores de educação física, duas horas por dia, por meio da parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL).

“O prefeito Álvaro Dias segue trabalhando incansavelmente para garantir a todos, sem exceção, as condições necessárias para que possam enfrentar este período da pandemia da melhor forma possível. Planejando cada vez mais ações de prevenção e combate ao Coronavírus, ampliando e reforçando as ações de acolhimento às pessoas em situação de rua. Com muito trabalho, compromisso e dedicação, vamos seguir em frente, firmes e fortes para vencer essa batalha”, ressalta a secretária da Semtas, Andréa Dias.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), administrado pela Semtas, e que está funcionando na sede do Albergue Municipal, realiza um atendimento voltado para a população de rua que não quer ficar nos abrigos da Prefeitura, mas que precisam de acolhimento. Para atender essa demanda, foi criado um novo espaço no prédio com toda estrutura de informática, computadores para os moradores de ruas terem acesso aos seus documentos e se cadastrarem no aplicativo do auxílio emergencial da Caixa Econômica, do Governo Federal, além de banheiros (para banhos), e alimentação. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Para dúvidas e informações à população, a Semtas criou uma Central de Atendimento, composta pela equipe do Serviço de Abordagem Social (Seas), que está disponível, de domingo a domingo, das 10h às 22h, através dos telefones: 98870-3861 e 98870 – 3327.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas