Redação,Via Certa
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN



A Semana do Meio Ambiente do Governo do RN chega ao último dia de evento com um alcance de mais de 6 mil pessoas. Em razão do distanciamento social e em respeito às medidas restritivas para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19), este ano a programação foi diferente das edições anteriores e todas as atividades aconteceram em ambiente virtual.

De acordo com um levantamento feito pela Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), mais de 6 mil pessoas acompanharam as atividades produzidas, considerando esse número dividido em lives, webinar, tutoriais, oficinas, minicursos, palestras, postagens específicas nas plataformas do Instagram e Youtube.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, foi um evento significativo para a sociedade com temas atuais e intimamente ligados à realidade do nosso Estado. “Desde o nosso bioma Caatinga, as nascentes do rio Potengi, bem como oportunidade de falar sobre a importância da biodiversidade para a saúde humana, são assuntos que envolvem a todos nós como sociedade”, ressaltou o secretário.

Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, apesar do novo formato, a agenda não foi prejudicada. “Foi um desafio para todos nós, mas os resultados foram bastante positivos. Promovemos diversas discussões sobre a diversidade biológica, licenciamento ambiental, relação da pandemia com o meio ambiente, de gestão ambiental municipal, fiscalização, recursos hídricos, restauração da caatinga, entre outros", destacou.

O diretor acredita que a participação dos demais órgãos de gestão ambiental e de recursos hídricos do Governo do RN, juntamente com instituições parceiras foi fundamental para fortalecer o pensamento ambiental tão necessário em todos os tempos.

“Nesta semana em que todos se voltaram para a reflexão do meio ambiente e nossa responsabilidade diante do que nos cerca, e isso não pode parar. Rever nossos hábitos, desenvolver ações e projetos que priorizem a sustentabilidade, trazer isso à discussão do poder público, levar conteúdo às escolas, crianças e toda a população, através das nossas redes sociais e plataformas diversas, sem dúvida é uma grande alegria. Nada disso seria possível sem um trabalho em conjunto e o empenho de cada um para contribuir com o meio ambiente”, finalizou.

Nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas atividades coroaram a Semana de atividades, como o Webinar sobre Educação Ambiental como Engajamento Social, uma das atividades que marcaram o último dia de programação. Ministrada por um trio de especialistas da área educativa ambiental, a roda de conversas ressaltou a importância de se trabalhar o tema de forma transversal, promovendo o senso crítico dos profissionais da comunidade escolar sobre a responsabilidade individual e coletiva perante o meio ambiente.

O momento foi importante, não apenas para professores e gestores escolares, mas também para representações municipais, comunidades tradicionais e todas as vertentes da sociedade. De acordo com a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley, é através do acesso à informação e da promoção de espaços de diálogos, que se compreendem as formas de pensar e de agir no contexto da Educação Ambiental.

Além da webinar sobre Educação Ambiental, no dia de hoje foi realizado uma oficina de produção de mudas, teatro de bonecos, palestra sobre “Biodiversidade, Saúde e Pandemia”. Uma série de discussões e atividades foram realizadas ao longo dos cinco dias de evento, idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e do Governo Cidadão.

Uma atividade que se destacou e que aconteceu fora do ambiente virtual, foi a entrega de 130 kits de higiene pessoal e entretenimento socioeducativo para instituições que acolhem moradores em situação de rua em Natal. A entrega foi feita na quinta-feira (4), por equipes da Caern e Idema.

Tudo conectado: a saúde da humanidade existe se existir a saúde do planeta

Fechando a programação da Semana do Meio Ambiente, a Semarh selecionou uma palestra especial, considerando a atualidade do tema “pandemia” e o “novo normal” que a humanidade tem vivido nos últimos meses.

A palestra ministrada pela Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz, a Profa. Drª Márcia Chame, trouxe luz sobre quais as preocupações que as pessoas precisam ter para mitigar ou evitar situações de emergência de doenças infecciosas. A pesquisadora alertou que a saúde humana está conectada diretamente à conservação da biodiversidade, tanto para o bem, quanto para o mal. “Estamos perdendo as possibilidades de adaptação para o futuro”, ressaltou Márcia, lembrando que alimentos e remédios podem ser usados pela população por intermédio da natureza.

Durante a apresentação, citou também estudos que revelam que as epizootias (eventos recorrentes de mortalidade de animais) estão acontecendo com maior frequência nos últimos 50 anos pelo modo de vida adotado pela sociedade. “Estamos criando o cenário perfeito para que parasitas saiam do seu ciclo natural para ir para o ciclo urbano. A nossa saúde só vai existir se existir a saúde do planeta”, disse ela.

“A apresentação nos trouxe resultados reais de pesquisas no Brasil e no mundo mostrando a importância do equilíbrio na convivência da sociedade com o meio ambiente, envolvendo a preservação dos ecossistemas como forma de evitar o risco de proliferação e ocorrências de epidemias. O assunto destacou as íntimas conexões entre saúde humana e meio ambiente, com a perda da biodiversidade, bem como nos alertou também para as medidas básicas de saneamento, resumiu  o coordenador de meio ambiente e saneamento da Semarh (Comeas), Robson Henrique.

Material disponível

Os conteúdos gerados para as plataformas digitais agregaram os espectadores que participaram ao vivo, ou assistiram as atividades em momento posterior à transmissão. Todo o conteúdo está disponibilizado nos canais oficiais do Idema, Semarh, Caern, Igarn e Governo Cidadão.

A palestra de encerramento sobre saúde da humanidade, a webinar sobre Educação Ambiental, o minicurso de Compensação Ambiental e Medida Compensatória, debate sobre Planejamento Ambiental Municipal, são exemplos do que pode ser assistido nos canais da Semarh e Idema.

“É bom podermos compartilhar conteúdo com aqueles que não puderam participar essa semana. Acredito que esse momento delicado para o mundo, serve também para aprendermos novas formas de se relacionar, de reaprender a consumir informação e descobrir que apesar da crise, nós podemos promover muita coisa boa em parceria”, disse a subcoordenadora de Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley.

Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. A data tem como objetivo principal conscientizar as populações ao redor do mundo a respeito da importância de proteger os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente sobre a preservação do planeta.

--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas