As praias do Litoral Sul receberam no final de semana as blitzen educativa e de fiscalização de tráfego realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) dentro das ações da Operação Verão 2021, coordenadas pelo Governo do Estado. As atividades integradas pelos agentes do Detran abordaram, fiscalizaram e informaram mais de 300 condutores que trafegaram na área de fiscalização durante a realização das blitzen.

O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara, informou que as equipes educativas direcionaram as abordagens focando a conscientização dos condutores para o perigo da mistura álcool e direção. “Nesse período de veraneio é comum as pessoas fazerem uso de bebida alcoólica e estamos intensificando essa mensagem de se beber não dirija, pois essa mistura coloca em risco a vida de todos que estão no trânsito”, comentou.

Outra coisa lembrada por Flávio Câmara foi no tocante as punições, já que o motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, apreensão do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$2.934,70, além de outras penalidades administrativas (artigo 165 CTB). Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.

Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.

As ações ainda trabalharam durante as blitzen orientações sobre a proibição da circulação de veículos na faixa de areia das praias e os riscos para os banhistas, como também a utilização dos dispositivos de segurança nos veículos que transportam crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas