Praia de Areia Preta retoma status de própria para banho




Após seis semanas de monitoramento intenso e ações corretivas, a Praia de Areia Preta, localizada em Natal, voltou a ser considerada própria para banho. O mais recente boletim do Programa Água Azul, divulgado na sexta-feira (16), confirmou que os níveis de coliformes termotolerantes na água da praia se mantiveram em 20 NMP/100 mL, resultado que se iguala ao da semana anterior e demonstra uma consistente melhoria na qualidade da água.

Esse avanço é resultado de uma série de intervenções realizadas pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Desde junho, a fiscalização ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza foi intensificada, levando à vistoria de nove imóveis e à autuação de um condomínio, um hotel e um estabelecimento comercial que estavam despejando efluentes de forma inadequada no sistema de drenagem.

“A Semurb está satisfeita em anunciar que a Praia de Areia Preta é novamente considerada própria para banho. Este resultado reflete o esforço contínuo para garantir a qualidade e a segurança das nossas praias”, afirmou Thiago Mesquita, titular da Semurb. Ele enfatizou que o trabalho de fiscalização e manutenção continuará para manter o padrão de qualidade das águas.

A resolução Conama Nº 274/2000 estabelece que uma praia é considerada própria para banho quando os níveis de coliformes termotolerantes permanecem abaixo de 1000 NMP/100 mL por cinco semanas consecutivas. O retorno da Praia de Areia Preta ao status adequado é uma vitória significativa para a comunidade local e para os visitantes da região.

Além da fiscalização rigorosa, a Caern tem efetuado a limpeza regular do sistema de esgotamento sanitário, o que tem contribuído para a melhora contínua da qualidade das águas da praia. As ações de fiscalização continuarão até que todos os imóveis ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza sejam inspecionados e as adequações necessárias sejam implementadas.

Para a população que deseja reportar infrações ambientais, a Ouvidoria da Semurb está disponível pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Em fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas através do número 190 do Ciosp.


Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال