Foto: ilustrativa |
Nesta quinta-feira (17) ocorre a Superlua do Caçador, o maior espetáculo lunar de 2024. Embora alguns afirmem que a última Superlua do ano será em novembro, de acordo com a definição mais precisa do fenômeno, o pico da Superlua acontece hoje, quando a Lua estará mais próxima da Terra.
A "Lua do Caçador" recebe esse nome devido a uma tradição histórica. Segundo o Old Farmer’s Almanac, uma das publicações mais antigas dos Estados Unidos, a lua cheia de outubro marcava o período ideal para caçar e se preparar para o inverno no Hemisfério Norte. A lua cheia surgia logo após o pôr do sol, proporcionando uma luz intensa durante as primeiras horas da noite, auxiliando os caçadores em suas atividades.
Além disso, a proximidade entre a Lua e a Terra será um dos aspectos mais notáveis desta Superlua. De acordo com o guia InTheSky.org, a Lua estará a cerca de 357 mil quilômetros de distância, a menor distância entre os dois corpos celestes neste ano. Esse fenômeno fará com que a Lua apareça significativamente maior e com um tom alaranjado ao despontar no horizonte, principalmente no final da tarde.
Tags
MUNDO