Na manhã desta sexta-feira (6), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, esteve no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), localizado na Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), para acompanhar o andamento da Operação Eleições 2024. O centro tem como objetivo monitorar e registrar em tempo real as ocorrências relacionadas à segurança pública durante o pleito eleitoral. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo Silva, apresentou um balanço parcial das ocorrências registradas até às 11h.
"A Operação Eleições destaca a integração entre o Governo do Estado e outras instituições, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Ministério Público e órgãos federais, para garantir eleições seguras e pacíficas", afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Até o momento, foram registrados os seguintes crimes eleitorais, que estão sendo monitorados pelo sistema Cortex, utilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
- Campo Grande: Ameaça a candidato (registrada no dia 05/10) – Horário: 10h30.
- São José de Mipibu: Denúncia de calúnia (05/10) – Horário: 9h00.
- Dr. Severiano: Compra de voto, com uma pessoa detida (05/10) – Horário: 17h30.
- Nísia Floresta: Tentativa de homicídio (06/10) – Horário: 1h30.
- Parnamirim: Ameaça e propaganda irregular, com apreensão de duas armas e a detenção do filho do prefeito (06/10) – Horário: 3h00.
De acordo com o secretário Francisco Araújo, o volume de ocorrências está dentro do esperado, considerando o número de eleitores e locais de votação. Ele destacou o trabalho integrado entre as forças de segurança estaduais, federais e municipais. "Acreditamos que o pleito eleitoral está transcorrendo conforme previsto, graças aos esforços das forças de segurança", disse.
Além da governadora Fátima Bezerra e do secretário Francisco Araújo, a reunião contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), desembargadora Maria de Lourdes Azevedo; a Procuradora Geral de Justiça do RN, promotora Elaine Cardoso; o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, general Klauber Candian; e outros representantes das Forças Armadas e instituições de segurança pública.
A Operação Eleições 2024 segue em andamento, com foco em garantir a segurança e a ordem durante o processo eleitoral em todo o estado do Rio Grande do Norte.
Tags
Eleições